Defensoria Pública obtém, em solução extrajudicial, garantia de apoio para que 3 crianças com autismo voltem à escola

Mães relataram que foram orientadas pela escola a não levar os filhos às aulas, por ausência de um educador especial. Após ofício encaminhado pela Defensoria, a situação foi normalizada

A Defensoria Pública de SP, por meio de seu Núcleo Especializado dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, conseguiu obter de maneira extrajudicial o compromisso da Secretaria Estadual de Educação em prover o atendimento necessário para que 3 estudantes de uma escola estadual voltem a frequentar as aulas.  

Em ofício enviado para a Secretaria de Educação de SP, a Defensoria informa que as mães dos alunos relataram que foram orientadas pela escola a não levar os filhos às aulas, por ausência de um educador especial, o que prejudicou a aprendizagem deles.  

“As crianças enfrentam dificuldades para se organizar nas atividades educacionais, e algumas também têm desafios para realizar atividades da vida diária, como higiene e alimentação”, pontuou a defensora pública Renata Flores Tibyriçá, autora do ofício. “Essa situação tem comprometidos o desenvolvimento e aprendizagem delas, pois não estão frequentando o ambiente escolar, causando sérios prejuízos”. 

Após o envio do ofício, a Secretaria de Educação respondeu assegurando ter determinado a disponibilização de um cuidador e a reativação da sala de recursos por parte da escola e garantindo o apoio necessário para que os alunos possam estudar. Informou ainda que as crianças já voltaram a frequentar o estabelecimento de ensino. 

Fonte: https://www.defensoria.sp.def.br/

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore