DETRAN/SP realizou curso de atualização para médicos responsáveis por exames de condutores com deficiência

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) promoveu no último sábado (21) curso de atualização para médicos credenciados e profissionais que compõem bancas especiais responsáveis pela avaliação da função motora de condutores com deficiência, com carga horária de dez horas. O conteúdo foi programado com foco no aprimoramento constante desses profissionais e no incentivo ao atendimento humanizado e acolhedor desse público. Já estão abertas as inscrições para a próxima turma do curso, programada para o dia 09 de dezembro deste ano.

As aulas, ao vivo e on-line, são transmitidas via plataforma de trabalho do Detran-SP, a partir do auditório na sede do órgão, num único dia de programação, com início às 09 horas, para os médicos credenciados inscritos de todo o Estado de São Paulo. Ministrado pela Escola Pública de Trânsito (EPT), o curso conta com a consultoria da professora Júlia Maria D’Andréa Grave, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, responsável pela elaboração do manual do curso, o “Manual de Avaliação da Função Motora para Condutores com Deficiência. A médica é considerada uma das autoridades da área da Fisiatria, especialidade médica que promove a saúde por meio da prevenção de incapacidade física, da avaliação e reabilitação de indivíduos incapacitados por dor, doença ou lesão e do tratamento por medidas fisioterápicas, em lugar de clínicas cirúrgicas ou radiológicas. As normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 14.970) também embasaram a produção do conteúdo.

São abordados durante a programação conteúdos diretamente relacionados aos critérios de avaliação dos condutores, como a Anamnese (identificação da limitação do indivíduo para avaliação), a realização do exame físico geral, a avaliação clínica e funcional do aparelho locomotor do motorista, dentre outros.

Atualmente, já existe a exigência da formação obrigatória em Medicina de Tráfego, aplicada pela Associação de Medicina de Tráfego, que aborda os parâmetros do atendimento de motoristas com deficiência, para o credenciamento dos médicos avaliadores ao Detran-SP. A proposta do curso de atualização oferecido pelo EPT é a instrução atualizada e o repasse de procedimentos e informações técnicas aos profissionais, para que decidam corretamente sobre a concessão da CNH Especial a quem realmente tem essa demanda e esse direito, além do fornecimento de orientações para o atendimento humanizado e eficiente a esse público. A ideia é que apenas os cidadãos que apresentem o devido enquadramento e o parâmetro adequado para a obtenção dessa concessão possam ser beneficiados por essa política pública, que confere a isenção de imposto.

“Este trabalho precisa ter profissionais capacitados, humanizados, acolhedores, atendendo de forma eficiente. Quando a gente se propõe a mudar o mundo, precisamos começar por nós. Eu acredito que aqui nós temos uma evidente fração de pessoas que estão preocupadas em mudar o mundo. E, para isso, precisam realizar atendimento mais humanizado e acolhedor às pessoas com deficiência nos postos do Poupatempo e nas clínicas credenciadas”, comenta Talita Rodrigues, diretora de Habilitação do Detran-SP.

A professora Rosana Néspoli, gerente da Escola Pública de Trânsito, comenta que o curso de atualização teve 1.632 participantes efetivos do início do ano até o momento. Para o curso de 21 de outubro, foram matriculados 232 médicos de todo o Estado. A ideia é aumentar o número de participantes da próxima turma, de 09 de dezembro. Ela ressalta que um aspecto fundamental do conteúdo é a busca da EPT de enriquecimento dos cursos com a integração e a sensibilização dos médicos para o atendimento do público diversificado, com diferentes demandas, níveis de instrução e dificuldades de mobilidade.

Fonte: Comunicação Social do DETRAN/SP

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore