D’Existir no Teatro Sérgio Cardoso em SP com Acessibilidade em Libras

O Teatro Sérgio Cardoso, equipamento da Secretaria da Cultura e Economia Criativa com gestão da Amigos da Arte, recebe o espetáculo solo D’Existir entre os dias 15 e 23 de junho, de quarta a sexta-feira, às 19h. No dia 21, a apresentação conta com acessibilidade em libras. O trabalho cênico sobre o universo da morte foi construído a partir da leitura de Mal Visto Mal Dito, do dramaturgo Samuel Beckett, considerado um dos principais escritores do século 20.

D´Existir nasceu do desejo de revisitar o solo de teatro-dança “Speranza! Dona Esperança”, realizado sob a direção de José Possi Neto, nos anos de 2008/2009.

Mariana Muniz, que também está em cena, é responsável pela concepção do espetáculo. Ainda que não se trate de um projeto cênico coletivo, a poética de D’Existir dá continuidade ao processo de investigação da Cia. Mariana Muniz de Dança e Teatro, que trabalha os limites das conexões entre questões cênicas, coreográficas, dramatúrgicas, visuais e performáticas. 

Durante o processo de criação, Clara Carvalho, bailarina e atriz carioca radicada em São Paulo, atuou como “provocadora convidada”, trazendo propostas para desestabilização dos apoios corporais e cênicos. 

Eduardo Tolentino de Araújo, diretor do grupo Tapa, com quem Mariana Muniz vem trabalhando ao longo de sua carreira, em montagens teatrais do grupo, responde pela supervisão geral. A assistência de direção é de Claudio Gimenez, Celso Nascimento compôs a trilha sonora original e Fábio Namatame assina o figurino. 

D’Existir foi contemplado pelo Prêmio Funarte Circulação e Difusão da Dança de 2022, e volta aos palcos para mais uma temporada de apresentações em São Paulo (SP), Londrina (PR) e Primavera do Leste (MT). 

Sinopse

D’Existir é um trabalho cênico em dança/teatro que tem como  referência poética o texto Mal Visto Mal Dito de Samuel Beckett. Mariana Muniz constrói uma dramaturgia que sustenta uma confusão voluntária entre jogo ficcional, sua memória de artista e a articulação precisa dos gestos e paragens. Uma viagem imaginária pelo tempo, impulsionada pelos gestos e movimentos de um corpo que se questiona e se revê em sua trajetória cênica.Pensar as artes cênicas na intersecção Dança – Teatro nos permite olhar para a potência expressiva do gesto.

Ficha Técnica

Supervisão Geral: EDUARDO TOLENTINO DE ARAÚJO
Concepção e Atuação: MARIANA MUNIZ
Assistência de Direção: CLAUDIO GIMENEZ
Artista Provocadora: CLARA CARVALHO
Música Composta: CELSO NASCIMENTO
Iluminação: RAFAEL PETRI
Fotos: CLÁUDIO GIMENEZ
Figurinista: FÁBIO NAMATAME
Produção Executiva: MOVICENA Produções Artísticas
Coordenação de Produção: RAFAEL PETRI

ServiçoD’Existir – Mariana Muniz
Localização: Teatro Sérgio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno- R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01326-010
Datas: Dia 15, 16, 21, 22 e 23 de junho Quarta a sexta-feira, às 19h
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia-entrada) | Sympla
Duração: 45 minutos
Classificação etária: 12 anos
Datas das sessões acessíveis: Sessão com acessibilidade em LIBRAS dia 21.06

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore