Dia da Saúde e Nutrição: paciente com esclerose múltipla conta sua rotina e cuidados na alimentação 

O Dia da Saúde e da Nutrição, comemorado neste 31/3, é uma oportunidade para debater e avaliar práticas nutricionais e a importância de políticas públicas realistas e preventivas, tais como a redução de sal e açúcar no consumo doméstico e mudanças na rotulagem dos alimentos.

Com diploma em mãos, 23 anos e uma carreira para seguir, Gildo Afonso recebeu o diagnóstico de esclerose múltipla. A notícia caiu como um balde d´água fria, porém, após todos os sentimentos e sensações que a “novidade” provoca, ele decidiu ir atrás de respostas, tratamentos e tudo o que pudesse mudar tal situação.

Ele, que já foi para a cadeira de rodas duas vezes durante este período – uma delas enquanto se preparava encarar um Ironman, uma das provas mais desafiadoras ao corpo humano – percebeu que não seria só a união da medicina com sua fé que o tornariam melhor, mas a mudança tinha também que partir dele, com hábitos saudáveis que incluíssem alimentação regrada e atividades físicas constantes.

Atualmente seu dia começa às 5 horas da manhã, quando acorda e se prepara seus treinos diários, sempre com o lema “O primeiro banho do dia precisa ser suado”. Para ele, o primeiro compromisso do dia merece ser uma reunião consigo mesmo, numa atividade física.

Neste dia Nacional da Saúde e Nutrição, Gildo ressalta que sempre teve um nutricionista e isso foi fundamental em todo seu processo de superação para sair da cadeira de rodas e encarar um Ironman. “Eu só cheguei aonde cheguei pois eu subi no ombro de gigantes, profissionais que me auxiliaram nessa jornada de superação que a princípio era impossível”.

Gildo ainda assegura que o conjunto destes três fatores foram fundamentais para seu processo de superação: comer bem, dormir bem e se exercitar. “Parece clichê, mas é justamente este conjunto de alimentação, sono e exercícios que oferecem disposição e energia para os meus dias. Treino todos os dias, às vezes mais, às vezes menos, mas sempre mantendo a constância em prol da minha saúde. Há coisas que só nós podemos fazer por nós mesmos e cuidar da saúde não é só uma delas, mas a principal, sem sombra de dúvidas!”, conclui.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore