Dia da síndrome de Down – o que é a inclusão para você?

No dia da síndrome de Down o Instituto Mano Down lança manifesto e promove diversas ações pela inclusão e respeito aos direitos das pessoas com T21 

O dia 21 de março será marcado por uma manifestação pacífica pelo respeito aos direitos das pessoas com síndrome de Down. Na data em que se celebra o Dia Internacional da síndrome de Down (trissomia do cromossomo 21 – T21), o Instituto Mano Down – organização social de Belo Horizonte; vai lançar um manifesto pelo rompimento do ciclo de exclusão e invisibilidade social. A ação faz parte do Mês da T21, que conta com uma programação diversificada, com mais de 100 horas de atividades gratuitas, em formato híbrido, voltadas para toda a sociedade.

Na sequência do tema definido pela ONU para o Dia Internacional da Síndrome de Down para esse ano – O que é a inclusão para você?” – o Instituto Mano Down reforçará, por meio de um manifesto e de atividades para a sociedade, uma pauta de reivindicações para a causa da inclusão.

Entre os assuntos propostos estão: a efetiva implementação da Lei Brasileira de Inclusão; a criação da Semana Estadual da Conscientização sobre a síndrome de Down; o comprometimento das instituições de ensino com o aprendizado das crianças e jovens com T21; inserção no mercado de trabalho; o reconhecimento, por parte dos planos de saúde, de que síndrome de Down não é doença pré-existente; além do respeito e entendimento da sociedade quanto à capacidade e potencialidade das pessoas com síndrome de Down.

Mas, além da data, o Instituto Mano Down organizou um mês inteiro com mais de 100 horas de atividades gratuitas, em formato híbrido, pensando em toda a sociedade. Na programação estão oficinas de artes e esportes, palestras sobre saúde e intervenção precoce, semana da inclusão escolar, e participação, como organizadores e palestrantes, do 11º Simpósio Internacional de síndrome de Down, que acontece nos dias 19 e 20 de março.

E para encerrar o Mês da T21, o Instituto promoverá no dia 27 de março a abertura para a sociedade do 1º ecossistema da inclusão e inovação social de Belo Horizonte e a tradicional Caminhada pela Inclusão. Os eventos serão realizados em frente à nova sede do Mano Down – Rua Urucuia, 62 – Floresta, Belo Horizonte, a partir das 09h.

Segundo o fundador e presidente do Instituto Mano Down, Leonardo Gontijo, todos os anos o Instituto Mano Down e outras organizações sociais promovem ações no mês de março para mostrar para a sociedade a importância de respeitar os direitos das pessoas com síndrome de Down.

“Lutamos para que um dia essa data seja apenas de comemoração, mas a exclusão e a invisibilidade social ainda fazem parte da realidade dessas pessoas. Assim, a nossa proposta é conscientizar a sociedade para fazer com esses ciclos sejam rompidos. Com esses eventos e com a abertura do ecossistema, a nossa proposta é fazer com que pessoas com e sem deficiência possam conviver, aprender, se desenvolver e praticar a inclusão, em espaços que são pensados e destinados para todos”, enfatiza.

Importância e simbolismo do Dia da síndrome de Down

Dia Internacional da Síndrome de Down foi criado pelo instituto britânico Down Syndrome International e é comemorado desde 2006. Seu objetivo é celebrar a vida das pessoas que nasceram com trissomia, e conscientizar a sociedade sobre a importância de respeitar os direitos das pessoas com T21, e disseminar informações que as promovam e incluam na sociedade em igualdade de condições com os demais.

A data escolhida, 21 de março (ou 21/3), representa a singularidade da triplicação (trissomia) do cromossomo 21, que causa esta ocorrência genética.  Uma resolução para designar a data como “Dia Internacional da Síndrome de Down” foi aprovada por consenso pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 2011. A resolução foi proposta e promovida pelo Brasil, e co-patrocinada por 78 Estados membros da ONU.

No dia 3 de março de 2022 foi sancionada no Brasil a Lei 14.306, que define o dia 21 de março de cada ano como o Dia Nacional da síndrome de Down. Ainda de acordo com a legislação, os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação de políticas públicas voltadas à pessoa com síndrome de Down devem promover a realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa com síndrome de Down na sociedade.

Ecossistema da inclusão e inovação social

No dia 27 de março o Instituto Mano Down o Instituto Mano Down vai entregar para a sociedade o 1º ecossistema da inclusão e inovação social, um marco para a causa.

Idealizado pela instituição, o ecossistema conta com 4 equipamentos (espaços sociais) localizados no mesmo quarteirão: nova sede com hidroterapia, espaço poliesportivo cultural e sala multissensorial 6D; café cultural inclusivo; primeiro hub de empreendedorismo social para pessoas com deficiência e seus familiares; e espaço multidisciplinar de educação inclusiva.

Com o ecossistema, o Instituto pretende aumentar a sua capacidade de atendimento para mais de 1 mil famílias de pessoas com e sem deficiência, e ampliar as suas frentes de atuação para promover o desenvolvimento, autonomia e geração de renda para as famílias atendidas.

No ecossistema, os equipamentos que se integram e têm como proposta promover vivências, aprendizados, interações, inovações e a inclusão de pessoas com e sem deficiência. A expectativa da instituição é, por meio do ecossistema, iniciar uma jornada com mais oportunidades para todos e impactar diretamente milhares de famílias e, indiretamente, milhões de pessoas.

Para isso, o Instituto Mano Down continuará contando com a contribuição de doadores e apoiadores para concluir o projeto do ecossistema e manter todos os projetos e atividades pensados para promover o desenvolvimento e autonomia de pessoas com e sem deficiência.

Caminhada pela inclusão Tradicionalmente realizada em virtude do Dia da síndrome de Down (21/03), a caminhada tem o propósito de promover a inclusão através de práticas esportivas.Esse ano ela está sendo realizada através de projetos de Lei de Incentivo ao Esporte, sendo viabilizada com o apoio da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.
Trata-se de um evento recreativo, sem caráter de competição, para que as pessoas possam se integrar e conviver de forma saudável, respeitosa e inclusiva. E esse ano a programação contará com inúmeros atrativos esportivos, como oficinas de capoeira, slackline, zumba, yoga e circuito funcional. O evento é gratuito e aberto ao público. 
SERVIÇOS
·        DATA: 27/03/2022·        HORÁRIO: 09h às 12h·        INSCRIÇÕES: https://bit.ly/md_abertura_caminhada
Para mais informações sobre o Instituto, acesse: www.manodown.com.br

ATENÇÃO: MATÉRIA EDITADA, ATUALIZADA E PUBLICADA POR www.diariopcd.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore