Dia dos Avós: SBGG destaca a importância dos avós na vida das famílias

Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia afirma que o impacto destes membros é positivo, principalmente na coesão familiar e no desenvolvimento social

De acordo com dados do último Censo Demográfico de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas com 65 anos ou mais no Brasil era de mais de 22 milhões de pessoas, o que equivale a 10% da população, aproximadamente. Este número representa um aumento de 57% em relação a 2010, quando o número era por volta de 14 milhões.

Isto posto, no dia 26 de julho, é celebrado o Dia dos Avós, data que propõe a reflexão sobre o papel fundamental dos avós não apenas na vida dos netos, como também das famílias e da comunidade em que vivem, além de destacar os desafios e as oportunidades que o processo do envelhecimento manifesta.

A relação entre avós e netos é um vínculo único e especial que traz benefícios mútuos para ambos. A estudante de relações públicas, Laura Ferraz, de São Paulo, SP, afirma que o convívio diário com sua avó, Maria José, faz com que ela se sinta acolhida e segura. “Minha ´vó´ está presente nos melhores e piores momentos da minha vida, até mais do que meus pais. Ela é meu porto seguro e minha maior incentivadora”. Por sua vez, Maria concorda com a neta: “Criar memórias felizes fortalece os laços entre as gerações da família”, pontua a aposentada de 67 anos.

A presidente do Departamento de Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Dra. Naira Lemos, destaca que a relação entre avós e netos demonstra a afetividade e o cuidado mútuo entre pessoas de diferentes idades. “A conexão entre avós e netos pode fortalecer laços e promover a troca de experiências. Se pensarmos nos benefícios aos avós, pode-se evitar o

isolamento social. Além disso, interagir com pessoas de idades diversas nos auxilia a desenvolver empatia e estabelecer uma convivência saudável em sociedade.”

A presidente reitera a importância da data e da presença desses familiares na vida dos netos e familiares: “O Dia dos Avós, certamente, favorece o reconhecimento dessas pessoas na vida dos netos. E é mais um espaço para a expressão de carinho e afeto”.

Solidão e pessoas idosas

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 20% e 34% das pessoas idosas na Europa, América Latina e Estados Unidos relatam se sentir solitárias. Além disso, a solidão é capaz de aumentar em 25% o risco de morte e em 50% o de demência.
 

Por isso, a OMS criou a Comissão Global de Conexões Sociais com o objetivo de propor soluções e reconhecer a solidão como uma prioridade de saúde pública crescente e complexa, com diversas causas e consequências. Os fatores podem ser socioeconômicos, problemas de saúde ou isolamento social da família e de pessoas próximas.

Diante desta situação é importante captar as diferentes faces dessa questão para poder combatê-la de forma eficaz. Para mais, entender que uma boa convivência entre avós e netos pode ser uma fonte importante de apoio emocional, para ambos os lados, a fim de evitar o estado de solidão. “O Dia dos Avós deve ser ´utilizado´como um instrumento para a construção de sociedades mais acolhedoras, visando um futuro melhor”, afirma Dra, Naira.
 

Sobre a SBGG

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), fundada em 16 de maio de 1961, é uma associação civil sem fins lucrativos que tem como principal objetivo congregar médicos e outros profissionais de nível superior que se interessem pela Geriatria e Gerontologia, estimulando e apoiando o desenvolvimento e a divulgação do conhecimento científico na área do envelhecimento. Além disso, visa promover o aprimoramento e a capacitação permanente dos seus associados.

CRÉDITO/IMAGENS: https://depositphotos.com/br

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore