Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: um alerta sobre a necessidade de incluir

Promover ações para garantir os direitos de quem precisa ter voz e ser visto. Essa é a intenção do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, data criada no dia 03 de dezembro do ano de 1992 durante a Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU). O Instituto Ester Assumpção, organização não governamental e sem fins lucrativos, que atua em prol da inclusão na educação e no mercado de trabalho, reforça a importância do marco criado no calendário para alertar a sociedade sobre a importância de se perceber o potencial do estudante e do profissional com deficiência.

Com sede na cidade mineira de Betim e atuação em âmbito nacional, o Instituto Ester Assumpção dedica-se incansavelmente à promoção da inclusão na educação e no mercado de trabalho, fundamentais para conferir aos indivíduos com deficiência um senso pleno de pertencimento à sociedade. Na área educacional, em parceria com o Criança Esperança, a instituição promove ações inclusivas em escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Já no mercado de trabalho, há duas vertentes: treinamentos e capacitações para preparar organizações para receber profissionais com diversas habilidades, abrangendo consultorias que perpassam desde questões relacionadas à cultura organizacional até adaptações físicas no ambiente de trabalho, além de ser um elo entre oportunidades e pessoas, com a disponibilização gratuita da plataforma Rede Ester, online e 100% acessível, que divulga vagas e aceita cadastros de currículos.

Segundo Cíntia Santos, psicóloga e coordenadora de projetos do Instituto Ester Assumpção, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência ajuda a conscientizar a sociedade. “Enquanto for preciso lembrar que todos temos direito à educação e à dignidade e, principalmente, enquanto for preciso ter uma lei para que as organizações contratem profissionais com deficiência, esta data será importante. Avançamos muito quando se trata de incluir, mas ainda é necessário mais. E por isso o Instituto Ester Assumpção atua, batalha e conscientiza”, destaca.

Instituto Ester Assumpção

Fundado no ano de 1987, o Instituto Ester Assumpção é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos criada por Ester Assumpção, educadora nacionalmente conhecida pelo caráter pioneiro e inovador no campo da educação. A instituição atua no campo da inclusão da pessoa com deficiência e tem como foco contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva, onde a diversidade seja aceita e respeitada na sua integralidade. As principais frentes de atuação são a qualificação e inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e a consultoria para que as organizações se adequem e cumpram o papel social de promover a inclusão.

Conheça a plataforma Rede Ester: https://www.ester.org.br

Instagram: https://www.instagram.com/institutoesterassumpcao/

Facebook: https://www.facebook.com/institutoesterassumpcao/

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore