Dia Mundial do Daltonismo é celebrado nesta terça-feira, 6

Em nota a imprensa, nesta terça-feira, 6, Dia Mundial do Daltonismo, a Vestas, líder global em energia sustentável, informa que identificou a necessidade de adaptação de um sistema operacional para garantir a inclusão de funcionários com Daltonismo.

A mudança foi implementada em maio/2022, após uma apresentação que reuniu times distintas em um único projeto e um dos colaboradores sugeriu que as cores projetadas durante a reunião pudessem ser substituídas por ícones para facilitar seu entendimento. Rapidamente houve um movimento de inclusão para que o funcionário que atua no departamento de Transporte pudesse compreender as segmentações apresentadas e entregar sua performance, assim como outros colegas do time.

Eu fiquei muito contente com esse projeto, porque as nossas telas são bem diferentes dos demais na empresa, mas é uma melhoria pro nosso bem-estar e a iniciativa vir da empresa é algo super positivo”, afirma Tiago Rodrigues Cosso -Transport Coordinator na Vestas – que é pessoa com daltonismo. Além das reuniões, a Vestas fez uma grande adaptação em seu sistema integrado. Com apoio da área de transportes que utiliza ferramentas que facilitam a visualização dos dados, indicadores, entre outras informações, o sistema ERP SAP recebeu as adaptações para um novo layout.

Considerada uma anomalia que causa cegueira parcial das cores verde e vermelho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou em 2020, que a doença afeta mais de 350 milhões de pessoas no mundo, sendo 8 milhões no Brasil. Neste dia da Conscientização do Daltonismo, a dinamarquesa Vestas chama a atenção para a importância de criar políticas corporativas que atendam a todas as necessidades dos funcionários.

Para Sebastião Ferreira de Carvalho Neto, coordenador de transporte em Aquiraz para na Vestas, um dos colaboradores que liderou o projeto de mudanças na empresa, a adaptação do sistema foi algo muito importante pois na rotina da empresa que percebeu de forma sutil as dificuldades na visualização de relatórios, impactando a compreensão dos dados. O profissional vê a iniciativa de forma fantástica, pois mostra uma sensibilidade em relação a essa condição e a busca por uma alternativa para o desenvolvimento da equipe.

Agradeço muito ao Sebastião e ao Tiago por compartilharem conosco suas vulnerabilidades, porque dessa forma conseguimos implementar a solução acessível a tempo no projeto. Nós, infelizmente, não teríamos pensado nesse ângulo se eles não tivessem reportado a dificuldade. Vocês fizeram com que o time de projetos virasse a chave em relação a isso e esta iniciativa será considerada agora em diante nos próximos projetos de ERP“, finaliza Juliane Garozi Nascimento, Project and Master Data Coordinator para LATAM na Vestas.

Daltônico

Exposição

A exposição é resultado experimental da Residência Artística do santista Kim Terra no espaço que está sob os cuidados do Coletivo Flanantes, fruto da parceria estabelecida através do Edital de Chamamento e Ocupação para Residências Artísticas nos apartamentos do Pólo Cultural Municipal da Vila Itororó. O daltonismo envolve a incapacidade ocular de distinguir entre tons de vermelho e verde, o que incide sob a percepção do artista sobre os materiais que manipula. Mas esta é apenas uma dimensão de seu trabalho…

Centro Cultural Vila Itororó – Apartamento 4 Fundos. Rua Maestro Cardim, 60 – Bela Vista – São Paulo – Até 12/09. Terça a domingo das 14h às 19h. Livre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore