Dia Mundial do Rim: mais de 90% dos pacientes na fila de espera por transplante aguardam pelo órgão

Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética reforça a necessidade de divulgação da política de incentivo à doação de órgãos e de conscientização das famílias sobre a importância do ato

Dia 13 de março é Dia Mundial do Rim. A data tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância de prevenir doenças renais. A doação de órgãos também é lembrada. Atualmente, de acordo com o Ministério da Saúde, por meio do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), das 45.357 pessoas que aguardam por um transplante no Brasil, 41.984 esperam por um rim, o que representa 92,5% do total.

Em 2024, foram realizados 6.316 transplantes dessa modalidade. Os estados com as maiores quantidades de operação foram São Paulo (1.874), Minas Gerais (775) e Rio de Janeiro (589). Quanto ao perfil dos pacientes, a maioria foram homens entre 50 e 64 anos (1.501). Já no caso das mulheres, a faixa etária com maior número de transplantes foi entre 35 e 49 anos, com 801 cirurgias.

Para o presidente da Anadem (Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética), Raul Canal, a atual política de incentivo à doação de órgãos não é amplamente conhecida. Além disso, ele reforça que falta conscientização das famílias sobre a doação. “O país tem um dos maiores sistemas de doação de órgãos do mundo, mas ainda é preciso trabalhar a comunicação. É necessário desmistificar o ato. As famílias precisam ser instruídas para saberem que a doação de órgãos de parentes pode salvar vidas”, disse.

Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), anualmente, cerca de 50 mil pessoas com doença renal morrem precocemente no Brasil antes de ter acesso à diálise ou ao transplante.

“Aos que desejam ser doadores, é necessário deixar essa vontade explícita para a família, manifestar esse desejo em vida”, completou o especialista em Direito Médico. Ainda de acordo com o SNT, com dados de 2021, a cada 4 potenciais doadores, somente 1 doa órgãos. Esse estudo também mostra que 40% das famílias consultadas se recusam a doar órgãos dos entes que faleceram.

A lei que criou a Política Nacional de Conscientização e Incentivo à Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos começou a valer em fevereiro de 2024. Entre os objetivos estão a realização de campanhas de divulgação e de conscientização; a contribuição para o aumento do número de doadores e da efetividade das doações no Brasil; e a promoção da discussão, do esclarecimento científico e da desmistificação do tema.

DOENÇAS RENAIS

O Dia Mundial do Rim é celebrado anualmente sempre na segunda quinta-feira do mês de março. Neste ano, a campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Nefrologia tem como tema “Seus rins estão ok? Faça exame de creatinina para saber”. A instituição reforça os principais grupos de risco para doenças renais, que são diabéticos, obesos, idosos, pessoas com doenças cardiovasculares e com histórico de doenças renais na família.

ANADEM

A Anadem foi criada em 1998. Como entidade que luta pela categoria e seus direitos, promove o debate sobre questões relacionadas ao exercício da medicina, além de realizar análises e propor soluções em todas as áreas de interesse dos clientes, especialmente no campo jurídico.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore