Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência: tecnologias que apoiam a causa de PCDs

Com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, em 21 de setembro de 2005 foi instituído, pela Lei nº 11.133, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. No entanto, mesmo com essa norma, o preconceito e a inacessibilidade são responsáveis por dificultar a vida dos PCDs.

Para se ter uma ideia, de acordo com última pesquisa divulgada pelo IBGE e MDHC (Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania), o Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência, o que corresponde a 8,9% da população. Entre os tipos de deficiências, existe a física, visual, auditiva, mental e deficiência múltipla. Sendo assim, informar e educar a população sobre as barreiras enfrentadas por essas pessoas e como elas podem ser superadas é um dever de todos. 

A fim de apoiar na acessibilidade dessas pessoas, as instituições têm desenvolvido ferramentas que promovam a inclusão social, garantindo que pessoas com deficiência possam participar de todas as esferas da vida, sem discriminação ou preconceito. Essas iniciativas buscam, sobretudo, fomentar a criação de um ambiente acessível e inclusivo, tanto físico quanto digital.

Conheça quatro empresas que vem criando soluções que apoiam a causa de PCDs: 

LimbX

Fundada em 2023, a LimbX vem desenvolvendo soluções de próteses mioelétricas e biônicas feitas a partir de impressão 3D e personalizadas para pessoas que perderam um membro superior, devolvendo sua autonomia e movimentos. Acelerada pelo InovAtiva de Impacto Socioambiental e prestes a lançar sua primeira linha de próteses, a startup busca democratizar e facilitar o acesso às próteses de membros superiores e trazer movimento e autonomia de volta à vida das pessoas, deste modo, selecionou, em seu programa de pré-lançamento, cinco indivíduos para receber suas próteses, avaliando de perto a funcionalidade e aprimoramento dos produtos. 

See U App

See U App é um aplicativo que usa a inteligência artificial para criar um metaverso que proporciona visão, liberdade e autonomia para pessoas cegas ou com deficiência visual severa. Utilizando ecolocalização, realidade virtual e inteligência artificial, além de detectar objetos e obstáculos, a plataforma permite aos usuários ler livros, textos e interpretar expressões faciais. Alguns de seus recursos são: mapeamento detalhado do entorno; leitura de textos em diferentes formatos; detecção e alerta de objetos e obstáculos; reconhecimento de rostos e expressões faciais; e ecolocalização, que permite identificar a posição e distância de objetos por meio de sinais sonoros. A startup foi acelerada pelo InovAtiva de Impacto e, neste ano, projeta ultrapassar a marca de 40 mil clientes.

Biomob

Especializada em soluções de acessibilidade e projetos sociais, a Biomob é uma organização que foi acelerada pelo InovAtiva de Impacto e ajuda companhias e administrações públicas a cumprir as exigências da legislação, oferecendo acessibilidade em toda sua amplitude, desde acessibilidade digital, arquitetônica, atitudinal até comunicacional. Deste modo, diagnostica as falhas de acessibilidade do ambiente empresarial e recomenda as adaptações necessárias, de acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e a LBI (Lei Brasileira de Inclusão). No caso das administrações públicas, desenvolve um plano de mobilidade urbana, incluindo uma assessoria para a captação de verbas federais para implementação das ações propostas no planejamento.

PcD em Foco

PcD em Foco é uma plataforma de recrutamento digital que conecta profissionais com deficiência às empresas em todo o Brasil. Acelerada pelo InovAtiva de Impacto, a startup inova seu modelo de negócio usando tecnologia para facilitar a conexão entre profissionais com deficiência com as empresas. Com isso, contribui para a otimização e assertividade do processo seletivo e fomenta a igualdade de oportunidade, ajudando centenas de empresas em todo Brasil a contratar PCDs. Seu time é formado por profissionais especializados em Gestão de Pessoas e entusiastas tecnológicos que acreditam na inclusão social e econômica das pessoas com deficiência por meio do mercado de trabalho.

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore