Diabetes tipo 1: Como acreditar? Prazo vence e o Governo em silêncio!

Diabetes tipo 1: Como acreditar? Prazo vence e o Governo em silêncio!

As atualizações sobre o compromisso do Governo Federal em debater e considerar pacientes com diabetes tipo 1, como pessoas com deficiência. O projeto foi aprovado no Congresso Nacional, mas vetado integralmente pelo presidente Lula

O Projeto de Lei 2.687/2022, que equiparava legalmente o diabetes tipo 1 ao conceito de deficiência sob o Estatuto da Pessoa com Deficiência, foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 2023 e pelo Senado em dezembro do ano passado. No entanto, em janeiro deste ano, o presidente Lula vetou o texto integralmente.

De acordo com o Governo Federal, o veto fundamentou-se no argumento de que o diabetes tipo 1 é uma condição médica, não uma deficiência em si.

Além disso, o Executivo alertou para a falta de estimativa de custos e impacto orçamentário associado ao projeto.

Sociedades médicas e Instituições da sociedade civil criticaram o veto, afirmando que a condição crônica impunha barreiras concretas ao exercício da cidadania, e que reconhecer DM1 como deficiência garantiria acesso a direitos como assistência digna, BPC, reserva de vagas, isenções fiscais e demais direitos.

Em outros países como EUA, Reino Unido, Espanha e Alemanha, o diabetes tipo 1 já é legalmente reconhecido como deficiência

O veto é atualmente definitivo. Para reverter esse cenário, o Congresso pode derrubar o veto por maioria absoluta, ou seja, contar com o voto de 257 deputados federais e de 41 senadores.

Pessoas com DM1 não são reconhecidas como PcD para efeitos legais, e continuam sem acesso aos benefícios.

Uma das principais críticas é que o Brasil ainda não possui um sistema nacional consolidado de avaliação biopsicossocial, o que dificultaria aplicar o conceito com critérios uniformes

O Diário PcD entrevista Jaqueline Correia, fundadora e presidente do IDB – Instituto Diabetes Brasil.

Compartilhe esta notícia:

Uma resposta

  1. Governo miserável, aumentos de salários de funcionalismo de altos cargos federais seria suficiente para cobrir décadas de auxilio a pessoas com DM1, que vivem em dor e risco de morte constante. Lula e o PT é uma desgraça para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore