Diário Acessível vence categoria do Prêmio CONIP 2023

O Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho Acessível (DEJT Acessível) do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (Paraíba) foi reconhecido mais uma vez. O projeto idealizado pelo gestor do Núcleo de Publicação e Informação (NUPI), Rômulo Carvalho, e desenvolvido pelo coordenador de Desenvolvimento e Sustentação de Sistemas da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), Emerson Araújo, ganhou o Prêmio CONIP de Excelência em Gestão Pública 2023, na categoria Serviços ao Cidadão.

A cerimônia ocorreu no auditório da FIA Business School, em Pinheiros, São Paulo, logo após uma série de apresentações dos finalistas que concorriam ao prêmio. O DEJT Acessível se destacou por promover a inclusão de pessoas cegas e de baixa visão ao tornar o diário eletrônico mais acessível na medida em que, tanto o caderno judicial quanto o administrativo, passaram a contar com versões no formato HTML, facilitando a interpretação de seu conteúdo por meio de tecnologias assistivas.

O DEJT do TRT-13 é o primeiro diário oficial do Poder Judiciário no Brasil a fornecer esse tipo de suporte para pessoas com deficiência visual.

A iniciativa é agora reconhecida nacionalmente pela terceira vez, pois já havia sido premiada no Fórum Internacional de Inovação (FIJI), organizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ); e pelo Prêmio Justiça do Trabalho Acessível, organizado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). “É uma alegria imensa receber esse prêmio de uma banca avaliadora como a do CONIP, que traz um rigor técnico grande. É o sinal de que estamos no caminho certo. Já dá para pedir música no Fantástico!”, brincou Rômulo Carvalho, empolgado com a vitória.

O TRT-13 também contou com mais um finalista no CONIP, o Assistente de Localização Interna Acessível (ALIA), solução de baixo custo que busca facilitar o acesso de pessoas com deficiência visual à Justiça do Trabalho. Os finalistas foram parabenizados pelo curador do Prêmio CONIP 2023, Vagner Diniz. “São iniciativas transformadoras, que, independente de serem premiadas, podem ser inspiradoras para diversas instituições e empresas”, salientou.

Conip

O Prêmio CONIP de Excelência em Gestão Pública é realizado desde 1998 como parte do Congresso de Inovação no Poder Judiciário e Controle. A premiação reconhece as melhores iniciativas que utilizam a tecnologia da informação para inovação e melhoria dos serviços públicos.

 Fonte: TRT da 13ª Região (PB)

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore