Direito à educação inclusiva é tema de Inclusão pra Valer

Segundo episódio da série abordará “os paradigmas do direito à educação para pessoas com deficiência”. Com a presença da doutora Martinha Dutra, programa será transmitido no Canal Educação, a TV do MEC

O novo episódio do programa Inclusão pra Valer debate o direito à educação inclusiva e os paradigmas para assegurar que pessoas com deficiência tenham acesso ao ensino de qualidade. O segundo episódio da série de entrevistas foi ao ar na terça-feira, 25 de março, às 19h30, no Canal Educação, a TV do MEC. O programa é promovido pelo Ministério da Educação (MEC), sob orientação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi).  

Ao longo da série, a pesquisadora em educação inclusiva e ativista pelos direitos das pessoas com deficiência, Mariana Rosa, recebe especialistas de diversas áreas para um bate-papo sobre a inclusão escolar de pessoas com deficiência. No segundo episódio, a convidada será a doutora em Educação Inclusiva, Martinha Dutra, que também é integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República (CDESS). No encontro, ela destacará sua experiência pessoal como criança cega e abordará a perspectiva da inclusão escolar, com foco no que é definido pela Constituição Federal de 1988. 

Mariana Rosa e Martinha Dutra conversam acerca das diferenças entre os quatro paradigmas do direito à educação para pessoas com deficiência: exclusão, segregação, integração e inclusão. O debate também aborda as escolas que valorizam as especificidades de cada estudante, oferecendo recursos de acessibilidade para o aprendizado, quando necessário. Outro tema do encontro será a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (PNEEPEI), criada em 2008. 

Canal Educação – A TV do MEC pode ser assistida pelo canal aberto 2.3 em Brasília, no Rio de Janeiro e no Maranhão. Já São Paulo assiste pelo canal 1.3.

Para saber outras formas de sintonizar o canal, o público pode acessar o portal do MEC.

Também é possível acompanhar a TV do MEC ao vivo pelo site do Canal Educação e pelo portal do ministério. Além disso, é possível assistir todas as produções do Canal Educação no YouTube.   

Serviço  

Segundo episódio da série Inclusão pra Valer 

Data: 25 de março de 2025 (terça-feira) 
Horário: 19h30 (horário de Brasília)  
Reprises: 25/3 (terça): 23h30.  
26/3 (quarta): 6h, 13h e 20h30.  
29/3 (sábado): 11h30.  
30/3 (domingo): 21h.  

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Canal Educação 

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore