Direitos das pessoas com deficiência visual na rede de ensino

  • * Por Marcos Rodrigo

Pergunta: ”A pessoa com deficiência visual tem direito, na escola e faculdade, à utilizar de mesa e cadeira? E ela também pode utilizar o ledor e transcritor?”

Resposta: Estudantes com deficiência devem ser inseridos no ensino regular observadas as medidas adaptativas necessárias. Dessa forma, condições de acesso, permanência, aprendizagem e sociabilização são requisitos obrigatórios. O Art. 28, inciso III, da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) determina que a escola regular deve se adaptar ao aluno, exige um projeto pedagógico para o atendimento educacional especializado que atenda às necessidades e características individuais dos alunos, para que este tenha acesso ao currículo escolar em condições de igualdade.

Ademais, a escola deve adaptar o material de estudo do aluno com deficiência e, caso necessário, à prova adaptada de acordo com suas necessidades específicas de cada estudante com deficiência, o tempo para a realização da prova também deve se adaptar ao aluno, o estudante também tem o direito de realizar a prova em local distinto da sala de aula, quando houver necessidade.

Com relação ao ledor e transcritor, assim como os demais recursos, pode ser solicitado nos casos de processos seletivos para ingresso e permanência nos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, públicas e privadas (artigo 30 e seus incisos, LBI).

  • * Marcos Rodrigo é Graduado em Serviços Jurídicos e Graduando em Direito.

Qual a sua dúvida em relação aos Direitos da Pessoa com Deficiência ?

Mande sua pergunta sobre um tema relacionado aos direitos da PcD, pelo mini formulário 2023 abaixo (Resposta somente no grupo do whatsapp)

Whatsapp (Grupo único)

https://chat.whatsapp.com/DGNqGIrKdyJ1CztJbsc4sC

SAIBA MAIS Direito PcD
@smdireitopcd

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore