Disney Brasil lança produtos desenvolvidos por artistas neurodivergentes e com deficiência intelectual

A primeira edição da iniciativa contou com talentos criativos do Estúdio QUE, envolvendo também pessoas sem deficiências, que reinterpretaram histórias e personagens da Disney a partir de suas perspectivas únicas. Os designs resultantes desse processo deram origem a produtos licenciados, já disponíveis no mercado

Disney Brasil acaba de anunciar o projeto Disney Extraimaginário, iniciativa que promove a democratização da arte e visa amplificar as vozes de talentos que representam a diversidade, transformando suas criações em artes que deram origem a coleções exclusivas, ao mesmo tempo em que destaca a importância da inclusão no mercado criativo.

Em sua primeira edição, a Disney Brasil associou-se ao Estúdio QUE, empresa multidisciplinar que acredita na criatividade de pessoas com deficiência intelectual para impulsionar a autenticidade do design brasileiro. Juntos, trabalharam com 10 talentos, entre eles pessoas com e sem deficiência intelectual e neurodivergentes, para reimaginar os personagens de Mickey & Amigos.

Ao longo de 3 meses de imersão e desenvolvimento criativo, os designers deram vida a artes inéditas e disruptivas, transformando os personagens da Disney e ressignificando-os com novas cores e formas. Foram criados designs autênticos baseados em suas singularidades e perspectivas, resultando em artes exclusivas que foram utilizadas na criação de novos produtos licenciados.

Durante o processo criativo (confira o videocase aqui), os artistas Danyel, Roberto, Mari, Diego, Marina, Taís, Lucas, Lais, Lua e Luiza utilizaram abordagens inovadoras e técnicas não convencionais, como colagens, pinturas, sprays, giz de cera, aquarela e até ferro de passar roupa, resultando em seis narrativas encantadoras, representadas em estampas e ilustrações. São elas: “Imaginação”, “Possibilidades”, “Encontros”, Magia”, “Originalidade” e “Transformação”. Confira abaixo: 

Uma imagem contendo Logotipo

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Arte  “Imaginação” 

Uma imagem contendo quarto

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Da esquerda para direita, as artes: “Possibilidades”, “Encontros” e “Magia”

Desenho abstrato colorido

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Arte “Originalidade”

Texto, Quadro de comunicações

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Arte “Transformação”

A marca de materiais escolares Jandaia, por exemplo, recentemente lançou uma linha de 21 cadernos com capas personalizadas para o “Volta às Aulas 2025”, desenvolvidas com as artes criadas pelos artistas do projeto. Os itens estão disponíveis nos principais pontos de venda e site da marca.

Caderno Universitário 10 Matérias Disney Extra Imaginário - Jandaia -  Caderno Escolar / Universitário - Magazine Luiza
Caderno Universitário 10 Matérias Disney Extra Imaginário - Jandaia -  Caderno Escolar / Universitário - Magazine Luiza
Caderno Universitário 10 Matérias Disney Extra | Casas Bahia

Exemplos dos cadernos da Jandaiá já disponíveis no mercado

Outra marca licenciada de destaque é a Riachuelo, que lançará uma coleção vanguardista, composta por aproximadamente 100 itens – incluindo vestuário como jeans, camisetas, camisas, moletons, regatas, vestidos, peças íntimas e acessórios – além de uma linha exclusiva da Casa Riachuelo e Disney Home com itens de decoração para casa e trabalho. A coleção Disney Extraimaginário da Riachuelo chegará oficialmente às lojas e e-commerce a partir de 9 de abril.

LUPO, Trifil, Animê/Youccie e Go Case também lançarão em breve linhas exclusivas licenciadas do projeto, disponíveis nas principais lojas físicas e digitais. 

Desenho de uma pessoa

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.
Desenho de uma bolsa

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.
Garrafa de bebida

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.
Caneca de café

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.
Caneca branca com desenho

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Peças da coleção da Riachuelo e Casa Riachuelo

Peças da coleção da LUPO

Outra iniciativa da companhia para o projeto será a capacitação de 30 pessoas neurodivergentes e com deficiência intelectual através de oficinas artísticas e técnicas, com o objetivo de estimular a criatividade, a expressividade, a habilidade motora e o desenvolvimento cognitivo. A iniciativa será realizada em parceria com o Instituto Serendipidade e o Instituto Movimentarte, como parte do Disney Future Storytellers, um programa da companhia que inspira e capacita futuros profissionais da indústria criativa.


O projeto Disney Extraimaginário também estará sinalizado nos principais pontos de varejo e conteúdos serão publicados nas redes sociais. 

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore