Diversidade e Inclusão segue como tendência de RH. 80% das empresas priorizam o tema

Conforme indicado pela pesquisa global conduzida pela PwC, que analisou os programas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) em corporações ao redor do mundo, as empresas situadas na América do Sul e Central estão enfrentando desafios ao transformar estratégias DE&I em ações concretas. 

Embora 80% das organizações afirmarem que DE&I é um valor central ou uma área prioritária, 38% dos entrevistados ainda percebem a diversidade como um obstáculo ao crescimento profissional dos funcionários, evidenciando a persistência de preconceitos.

“Profissionais diversos trazem com eles uma variedade de experiências, habilidades e perspectivas, e as empresas precisam reconhecer que essa diversidade impulsiona a inovação e a resolução de problemas”, destaca a CEO da Plure,  Jhenyffer Coutinho.

No cenário dinâmico do mundo corporativo, a busca pela diversidade e inclusão se destaca como uma das principais tendências de Recursos Humanos para o ano de 2024. Empresas buscam promover ambientes de trabalho mais representativos e inclusivos, reconhecendo a importância da diversidade para o sucesso organizacional.

No entanto, a implementação efetiva dessa tendência ainda enfrenta desafios consideráveis. Muitas empresas se veem diante da necessidade de ajustar suas práticas de recrutamento para atrair talentos diversos. O entendimento de que a diversidade não é apenas uma obrigação ética, mas também uma vantagem competitiva, está se consolidando, mas a mudança de paradigma nas estratégias de recrutamento e seleção exige um ajuste cultural nas organizações.

Apesar do impulso em direção a essa tendência, muitas organizações ainda enfrentam obstáculos na criação de ambientes inclusivos e equitativos. Desafios como o viés inconsciente, a falta de treinamento adequado para líderes e a resistência a mudanças podem criar barreiras para a implementação efetiva da diversidade no local de trabalho.

Por isso, especialistas em RH enfatizam a importância de programas de treinamento contínuo, políticas inclusivas e uma liderança comprometida com a promoção de uma cultura diversa. “A adaptação efetiva a essa tendência não é apenas uma questão de conformidade, mas uma estratégia essencial para garantir a competitividade e o sucesso a longo prazo no mundo empresarial diversificado e globalizado de hoje”, pontua a CEO da Plure.

Como as empresas podem se adaptar?

Mas afinal, como então as empresas podem se adaptar e aperfeiçoar a frente de Diversidade & Inclusão? 

  • Adotando práticas de recrutamento que promovam a acessibilidade e inclusão de pessoas, reconhecendo a importância de criar ambientes de trabalho verdadeiramente inclusivos.
  • Reforçar a transparência salarial e o compromisso com a equidade salarial, refletindo a necessidade de remuneração justa para todos os funcionários, independentemente de sua origem ou identidade.
  • Priorizar competências e habilidades específicas além de títulos acadêmicos ou históricos de trabalho, promovendo a inclusão de candidatos talentosos, independentemente de sua trajetória educacional ou profissional.
  • Promovendo lideranças mais diversas, reconhecendo que a representatividade nos cargos de liderança é fundamental para inspirar e guiar uma força de trabalho diversa.
  • Adotando tecnologias de recrutamento que minimizem vieses inconscientes e promovam a igualdade de oportunidades será uma prioridade, destacando a importância da inteligência artificial ética e inclusiva.
  • Criando e promovendo uma cultura organizacional inclusiva como um ponto central nas estratégias de recrutamento, reconhecendo que a diversidade prospera em ambientes onde todos se sentem valorizados e respeitados.

Com o propósito de apoiar as empresas na formulação de estratégias internas e externas mais eficazes e no efetivo engajamento nessas datas, promovendo ações e discussões construtivas para a sociedade, a Plure concebeu o “Calendário da Diversidade”. Trata-se de um guia online gratuito que oferece direcionamentos a serem trabalhados e abordados em mais de 40 datas comemorativas.

“O Calendário da Diversidade foi criado para profissionais que desejam abordar as datas relacionadas à diversidade de forma responsável, tática e impactante. Para além de um calendário, este é um recurso para explorar o tema com confiança”, conclui Jhenyffer.  

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore