Em SP, Oficinas Culturais apresentam exposições, sessão de cinema e peça teatral

As Oficinas Culturais, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, apresentam atividades com foco no empreendedorismo e geração de renda, exposição feita com jovens e adultos com deficiência, práticas com danças, experiências audiovisuais com trilha sonora musical ao vivo e um encontro sobre as potências e desafios de artistas pretos e periféricos. A agenda é totalmente gratuita, com alguns eventos exigindo inscrição, e está distribuída pelas unidades: Oficina Cultural Maestro Juan SerranoOficina Cultural Alfredo Volpi Oficina Cultural Oswald de Andrade. Veja os destaques abaixo.

OFICINA CULTURAL ALFREDO VOLPI

A exposição Círculo de Cores apresenta o resultado das oficinas que ocorreram na Associação da Casa dos Deficientes de Ermelino Matarazzo (ACDEM), um núcleo de apoio à inclusão social para pessoas com deficiência em parceria com o Instituto Olga Kos. De forma coletiva foram criadas dez obras em telas, usando técnicas de grafismo, pintura gestual, monotipias, texturas e assemblagem, e juntamente com elas objetos que somam à narrativa sobre os encontros vividos ao longo das atividades. Visando fomentar o intercâmbio entre os espaços culturais, a exposição poderá ser visitada na Oficina Cultural Alfredo Volpi até o dia 6 de maio, às terças, quartas e quintas-feiras, das 10h às 21h30, sexta-feira e sábado, das 10h às 18h.

A exposição propôs aos seus participantes reflexões sobre ancestralidade, diversidade e identidade, tanto a nível individual quanto coletivo. A partir de cada pessoa, investigou-se as próprias cores, cores do gosto e cores imaginadas.

Com formato imersivo e acolhendo diferentes práticas corporais, a atividade Eco(ar) – Estados de Derramamento, realizado pelo Coletivo Membrana, irá abordar como encontrar no movimento uma forma de refúgio, descoberta de si e partilha. Serão dois dias de vivência, 5 e 12 de abril, quarta-feira, das 14h às 18h. Os alunos poderão trabalhar a sensibilização do corpo e a criatividade por meio da escrita, palavra, voz, som e imagem. Inscrições poderão ser realizadas até o dia 3 de abril aqui.

A Oficina Cultural Alfredo Volpi mantém boa parte da programação ativa e aberta às manifestações artísticas das pessoas periféricas e negras. Neste sentido, recebe o encontro Tecendo Pretas coletividades nas artes e território no dia 11 de abril, terça-feira, das 19h às 21h. O evento, em parceria com o Instituto Tomie Ohtake, busca traçar novos caminhos e ressignificar o sistema em torno das artes visuais, debater as potências e os desafios dos coletivos de arte preta e periférica.

Com a presença do coletivo Pretas InCorporações – fundado em 2017 na cidade de Campinas por Andrea Mendes, artista visual, curadora e educadora, reunindo artistas negras da região sudeste e nordeste para promover a arte contemporânea feminina, preta e periférica – a atividade será aplicada em duas partes. Primeiro um diálogo sobre território com conceitos teóricos, e depois a ação “Fios que Desafiam no Mundo”, uma coletiva de construção de obra de arte, construída em técnica mista (costura, desenho e pintura). O evento não exige inscrição.

OFICINA CULTURAL MAESTRO JUAN SERRANO

Voltado aos moradores das periferias de São Paulo próximos à unidade localizada em Taipas, zona noroeste da cidade, a oficina de Joalheria Criativa: Construção de Anéis irá explorar a criatividade dos participantes na construção artesanal de anéis com foco no empreendedorismo e geração de renda. Com o auxílio de ferramentas domésticas e fazendo uso de materiais como latão, aviamentos, massa cerâmica, peças em madeira e pedras diversas, os alunos poderão produzir esses produtos e levar para casa sem custos. A coordenação da atividade será feita pela designer e especialista em joalheria Milena Rodrigues. As inscrições estarão abertas até o dia 5 de abril, com aulas nos dias 10 a 24 de abril, segunda-feira, das 14h30 às 16h30. Inscrições por meio deste link.

Reage, bota e faça um cropped. Neste clima, o curso Cropped em crochê – Tecelagem manual, coordenado pela artesã Nucí Miranda, convida participantes que já tenham um conhecimento básico em tecelagem. Durante o encontro serão produzidas blusas cropped a partir de fios de lã e agulha. Com o conhecimento adquirido será possível criar diversas peças utilizando a mesma técnica de maneira manual e autoral. As aulas têm início no dia 13 de abril e finalizam em 27 de abril, quinta-feira, das 14h30 às 16h30. Para participar é necessário realizar inscrição até o dia 11 de abril neste link.

OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

No mês de abril a Oficina Cultural Oswald de Andrade apresenta o espetáculo: A Festa de Ridley, idealizado pela A Última Cia. A história se passa em um futuro distópico na cidade de São Paulo, onde um jovem traficante de borboletas alucinógenas e seu irmão correm contra o tempo para organizar uma festa em um apartamento abandonado, mas o intuito dessa festa se revela ser um festival de violência e sangue. A obra fica em cartaz entre os dias 5 e 8 de abril, quarta, quinta e sexta-feira às 20h, e sábado às 18h. Os ingressos são distribuídos com uma hora de antecedência.

Apresentando uma experiência audiovisual única na apresentação de grandes clássicos do cinema, o compositor e pianista Tony Berchmans improvisa a trilha sonora musical ao vivo, utilizando temas de sua autoria e excertos de música folclórica ou clássica, sempre em intenso diálogo com a narrativa dos filmes. O Cinepiano, com o filme “O Circo”, de Charles Chaplin, ocorre no dia 24 de abril, segunda-feira, às 20h.

SERVIÇO:  

Programação gratuita

OFICINA CULTURAL MAESTRO JUAN SERRANO

JOALHERIA CRIATIVA: CONSTRUÇÃO DE ANÉIS

Coordenação: Milena Rodrigues

10/04 a 24/04 – segundas-feiras – 14h30 às 16h30

Faixa etária: 16 anos

Inscrições: até 5/04 – clique aqui

Vagas: 12

CROPPED EM CROCHÊ – TECELAGEM MANUAL

Coordenação: Nucí Miranda

13/04 a 27/04 – quintas-feiras – 14h30 às 16h30

Faixa etária: 18 anos

Inscrições: até 11/04 – clique aqui

Vagas: 12

————-

Rua Joaquim Pimentel, 200 — Cohab Taipas — São Paulo (Próximo a pontos de ônibus)

Telefone: (11) 3994-3362 | Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Para visitar a Oficina, agende antecipadamente pelo WhatsApp (11) 3971-3640.

No site Oficinas Culturais, o público encontra informações sobre as medidas sanitárias para combater a proliferação de Covid-19;

Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes e barras de segurança no sanitário

Programação gratuita. Para conferir a programação completa acesse o site do programa Oficinas Culturais.

OFICINA CULTURAL ALFREDO VOLPI

EXPOSIÇÃO: CÍRCULO DE CORES

Coordenação: Instituto Olga Kos

18/03 a 06/05 – terça, quarta e quinta-feira – 10h às 21h30; sexta-feira e sábado – 10h às 18h

Faixa etária: livre

OFICINA DE DANÇA: ECO(AR) – ESTADOS DE DERRAMAMENTO

Coordenação: Coletivo Membrana

05 e 12/04 – quarta-feira – 14h às 18h

Faixa etária: livre

Inscrições: até 3/04 – clique aqui

Vagas: 12

TECENDO PRETAS COLETIVIDADES NAS ARTES E TERRITÓRIO

Com o Instituto Tomie Ohtake e coletivo Pretas InCorporações

11/04, terça-feira, das 19h às 21h

Faixa etária: 18 anos

Não requer inscrição

————-

Rua Américo Salvador Novelli, 416 — Itaquera — São Paulo

Telefone: (11) 2056-5028 | Horário de funcionamento: Terças às quintas-feiras, das 10h às 21h30|

Sextas e Sábados das 10h às 18h.

Detalhes sobre os protocolos para visitas podem ser conferidos no site.

Acessibilidade: Elevador, banheiro acessível para cadeirantes e rampa de acesso na entrada.

OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

A FESTA DE RIDLEY

Coordenação: A Última Cia

5 a 8/04 — quarta a sexta-feira às 20h, e sábado às 18h

Faixa etária: 18 anos

30 lugares — ingressos distribuídos com uma hora de antecedência

Cinema | Música:

CINEPIANO: “O CIRCO” DE CHARLIE CHAPLIN

Coordenação: Tony Berchmans

24/4 — segunda-feira – 20h

Faixa etária: livre

100 lugares — ingressos distribuídos com uma hora de antecedência

—————

Rua Três Rios, 363 — Bom Retiro — São Paulo

Telefone: (11) 3222-2662 | Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 10h às 21h00, aos sábados das 11h às 18h.

Grupos artísticos que precisam ocupar espaços para ensaios devem agendar antecipadamente por e-mail informado no site da Oficina. No site Oficinas Culturais, o público encontra informações sobre as medidas sanitárias para combater a proliferação de Covid-19;

Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes.

Programação gratuita. Para conferir a programação completa acesse o site do programa Oficinas Culturais.

SOBRE O PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS

Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela POIESIS – Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura desde 1986.

Oficinas Culturais dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI – Festival Literário e MIA – Festival de Música Instrumental), Jornadas de Gestão Cultural, Ciclos de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, Programa de Qualificação em Artes que dá orientação artística a grupos, companhias ou coletivos de dança e teatro no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, e o Programa de Formação no Interior que oferece atividades formativas.

Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços: Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore