Empodera lança guia gratuito para comunicação mais assertiva com pessoas com deficiência

Com o intuito de colaborar para uma comunicação mais assertiva com pessoas com deficiência, a Empodera, comunidade pioneira na construção de negócios inclusivos, lança, de maneira gratuita, o Miniguia de Comunicação Anticapacitista, voltado para empresas e lideranças, analistas de Diversidade e RH, Influenciados e Embaixadores. 

Sob a administração do fundador e CEO, Leizer Vaz Pereira, e com o esforço de um time dedicado e preparado, a Empodera trabalha, desde 2016, para criar um Brasil de todes e para todes. Dessa forma, a startup desenvolveu o documento que oferece informações sobre o tema, pois o Capacitismo representa a exposição de pessoas com deficiência a situações humilhantes e constrangedoras, que violam a dignidade da pessoa humana, assim como os direitos fundamentais, previstos na Constituição Federal. 

O miniguia de comunicação Anticapacitista apresenta expressões e comentários comuns no dia a dia, que devem ser retirados do nosso vocabulário para tornar os espaços mais positivos. Além disso, o documento traz situações que caracterizam o capacitismo no ambiente de trabalho e formas de evitá-las.

“O capacitismo é qualquer ato de discriminação, opressão e/ou preconceito social contra pessoa com deficiência e/ou neurodivergente, excluindo todas as pessoas que não se encaixam em um padrão considerado “normal” ou “típico”. Esse preconceito também diz respeito à falta de acessibilidade e do olhar plural para a existência humana. Embora muitas pessoas ainda desconheçam o seu significado, o debate acerca do tema tem que ganhar mais espaço e trazer reflexões sobre os impactos das expressões e comentários naturalizados no dia a dia. É preciso amadurecer a pauta anticapacitista e transformar a comunicação junto a este grupo”, alerta Leizer Pereira, fundador da comunidade Empodera.

Você pode encontrar o Miniguia de Comunicação Anticapacitista clicando aqui.

+ Empodera 

A Empodera é uma das maiores plataformas do Brasil na construção e aceleração de negócios inclusivos, tendo uma metodologia de hackeamento de cultura (3S Empodera: Sensibilizar, Sistematizar e Sustentar), conectando talentos diversos com organizações engajadas na mudança do ambiente corporativo. Criada em 2016 por Leizer Pereira, o projeto hoje conta com cerca de 70 mil pessoas cadastradas, 10 mil acessos mensais e soma mais de 2000 pessoas contratadas em grandes empresas, como Google, B.A.T., White Martins, Pepsico, Ambev, Bayer, Santander, YDUQS, Anbima, Twitter, TechnipFMC, Enel, Ipiranga, Itaú e JP Morgan. www.comunidadeempodera.com.br

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore