Empresas podem destinar parte do IR para projetos de saúde, inclusão e desenvolvimento de crianças e adolescentes

Empresas podem destinar parte do IR para projetos de saúde, inclusão e desenvolvimento de crianças e adolescentes

Iniciativa permite que Empresas tributadas por Lucro Real abatam até 1% do imposto devido para apoiar projetos via FUMCAD e CONDECA.

 Empresas tributadas com base no lucro real podem destinar até 1% do Imposto de Renda devido para projetos sociais voltados à infância e adolescência no estado de São Paulo, por meio dos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente: o FUMCAD (municipal) e o CONDECA (estadual). A Legislação permite que os recursos sejam direcionados a iniciativas aprovadas pelos fundos, sem custo adicional para a empresa, uma vez que o valor é abatido do imposto a pagar.

Entre as Instituições com projetos aptos à captação está o Instituto Jô Clemente (IJC), Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que promove saúde, qualidade de vida e inclusão para pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras.

Atualmente, o IJC conta com projetos aprovados tanto no Fundo Municipal quanto no Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, com foco em diagnóstico precoce, Triagem Neonatal, inclusão social e atendimento especializado.

Quais projetos estão aptos a receber a doação?

No âmbito do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD/SP), o IJC disponibiliza os Projetos abaixo:

Já pelo Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA/SP), estão aptos à captação os Projetos:

“Os projetos incentivados permitem que as empresas aliem responsabilidade social e eficiência na gestão tributária, direcionando recursos para iniciativas que ampliam o acesso à saúde, ao diagnóstico precoce e à inclusão de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”, afirma Priscilla Camargo, Gerente de Marketing, Comunicação e Captação de Recursos do Instituto Jô Clemente (IJC).

Até quando as destinações podem ser realizadas? 

Para as empresas que apuram o Imposto de Renda com base no lucro real e efetuam a declaração do IRPJ de forma trimestral (*) agora é o momento de fazer esta destinação. Após a definição do fundo e do projeto a serem apoiados, o valor deve ser depositado na conta indicada, com o posterior envio da carta de direcionamento e do comprovante de pagamento à Instituição responsável, assegurando o correto encaminhamento dos recursos e a emissão do respectivo recibo fiscal.

(*) as empresas que fazem declaração de IRPJ para destinações anuais, podem fazer até o final de 2026

Para mais informações, clique aqui.

Entre em contato por meio do telefone: (11) 9 4626-0005

Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que, há 64 anos, promove saúde, qualidade de vida e inclusão para pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras. 

O IJC apoia a Defesa de Direitos das pessoas com deficiência; dissemina conhecimento por meio de pesquisas científicas e inovação; fomenta a Educação Inclusiva e a Inclusão Profissional, além de oferecer assessoria jurídica às famílias das pessoas que atende. 

Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o laboratório do IJC é o maior do Brasil em número de exames realizados. 

O Instituto Jô Clemente (IJC) também é um centro de referência no tratamento de doenças detectadas no Teste do Pezinho, como a Fenilcetonúria, Deficiência de Biotinidase e o Hipotireoidismo Congênito. 

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 5080-7000 ou visite o site do IJC (ijc.org.br), o primeiro do Brasil 100% acessível e com Linguagem Simples. Aproveite para seguir o IJC nas redes sociais.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore