Encontro no SESC Carmo promove discussão sobre ética do cuidado e práticas anticapacitistas

O grupo Comédia Sentada conduz uma reflexão  que convida o público a repensar atitudes e linguagens no cotidiano e a importância da Política Nacional do Cuidado.

Em uma iniciativa de conscientização e diálogo inclusivo, o grupo de humor Comédia Sentada, composto por comediantes com deficiência, apresentará no Sesc Carmo, na capital paulista,  o conceito de “anticapacitismo” em uma atividade reflexiva e informativa. Buscando estimular discussões sobre a ética do cuidado como política de bem-estar e bem viver, abordando também a importância da Política Nacional do Cuidado. Os participantes serão convidados a refletir sobre o capacitismo, termo que descreve a discriminação e preconceitos direcionados a pessoas com deficiência, e a adotar práticas mais inclusivas e éticas no ambiente profissional e na vida cotidiana.

A conversa contará com participação da artista visual e quadrinista Paloma Barbosa, que assina como “Partes”, e do jornalista e ator Paulo Henrique Fabião, ambos membros do grupo Comédia Sentada. A mediação ficará a cargo da jornalista e atriz Manoella Back.

O evento será na sexta-feira, 8, em dois horários: uma sessão matutina das 10h às 11h e outra vespertina das 16h às 17h. As inscrições são independentes, e os interessados podem selecionar o horário de preferência para participar.

Sobre o Grupo Comédia Sentada

O grupo Comédia Sentada promove humor inclusivo e atua como uma plataforma para que artistas com deficiência compartilhem suas experiências, ampliando as discussões sobre acessibilidade e inclusão social. Através da comédia, o grupo desafia estereótipos e preconceitos, reforçando o papel da cultura e da arte na luta contra o capacitismo.

Paloma Barbosa (Partes) é ilustradora e quadrinista, com formação em Comunicação Visual e Artes Visuais. Em seu trabalho, reflete a diversidade de mulheres, inclusive sua própria vivência como mulher preta com deficiência. Paloma integra movimentos que promovem a intersecção de gênero e a luta pelos direitos de artistas e profissionais com deficiência, incluindo o Coletivo Feminista Helen Keller e o Comédia Sentada.
 
Paulo Henrique Fabião é jornalista, humorista e autor de três livros, sendo “O incluso” (ed. Kotter, 2020) o mais recente. Desde 2016, atua em stand-up comedy e é autor do espetáculo “Esperando Sentado”. Já se apresentou em renomados clubes de comédia, como o Hillarius Comedy Club e o Curitiba Comedy Club, e foi premiado na Virada Inclusiva de 2018.

Manoella Back, jornalista e professora, é especialista em Cultura e Direitos Humanos e relações étnico-raciais. Mulher com paralisia cerebral, Manoella aborda temas como acessibilidade, direito à cidade, saúde, e sexualidade nas diversas áreas de atuação, incluindo o grupo Comédia Sentada.

SERVIÇO:

Ética do Cuidado e Anticapacitismo, com grupo Comédia Sentada

Dia 8/11/2024, sexta, às 10h e 16h.

Sala 6 – Múltiplo Uso – 4° Andar

Grátis – Inscrições abertas na Central de Relacionamento Digital ou app Credencial Sesc SP

Sesc Carmo

Rua do Carmo, 147 – Sé – Centro de São Paulo/SP

(11) 3111 7000  

CRÉDITO/IMAGEM: Manoela Back. Foto: Will Cavagnolli

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore