Entidade denuncia falta de medicamento no SUS para Doença de Parkinson

Denuncia é feita no mês de Conscientização da Doença de Parkinson

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que aproximadamente 1% da população mundial com idade superior a 55 anos tem a Doença de Parkinson.

A presidente da ABP, Dra Érica Tardelli, denuncia a falta de medicametos no SUS e a falta de manutenção e troca das baterias dos eletrodos que são implantados numa cirurgia invasiva chamada de estimulação cerebral profunda (DBS, do inglês Deep Brain Stimulation), uma opção de tratamento para pacientes com Parkinson que têm sintomas graves e que não respondem adequadamente aos medicamentos ou que sofrem de efeitos colaterais significativos dos medicamentos. 

No sábado, dia 6 de abril,  a Associação Brasil Parkinson e a Faculdade de Medicina do ABC realizaram um mutirão para diagnóstico da Doença de Parkinson.

A Doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa crônica que afeta principalmente os movimentos automáticos, como: andar, falar, escrever.

Alguns dos sintomas motores mais comuns incluem: lentidão de movimento (bradicinesia), rigidez muscular, tremor, problemas de postura e equilíbrio. Atualmente, não há cura, mas existem tratamentos que podem ajudar a gerenciar os sintomas.  No Brasil, estima-se que passem de 200 mil pessoas.

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore