Entidade divulga comorbidades mais comuns associadas ao TEA

A Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas, ONDA-AutismoS, é uma entidade de caráter social que tem como principal objetivo propagar conhecimento sobre o TEA e aprimorar a qualidade de vida das pessoas autistas, defendendo seus direitos através do planejamento e da execução de ações cuja finalidade é proporcionar maior segurança e bem-estar a essa comunidade. Atualmente, a ONDA é a maior Organização Nacional pelos Direitos dos Autistas, tendo alcançado mais de 24 estados e impactado mais de 102 cidades.

Em seu site oficial, a entidade divulga sobre quais comorbidades referem-se à presença de outras condições médicas e/ou psicológicas que ocorrem junto com o TEA. Isso significa que uma pessoa autista pode também ter uma ou mais comorbidades.

Algumas das comorbidades mais comuns associadas TEA:

● Transtornos de Saúde Mental: como depressão, ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e transtorno de ansiedade social;

● Epilepsia: é um distúrbio neurológico caracterizado por convulsões recorrentes;

● Transtornos do Sono: muitas pessoas autistas têm dificuldades com o sono, incluindo insônia, dificuldades para adormecer ou acordar frequentemente durante a noite;

● Problemas Gastrointestinais: como constipação, diarreia, síndrome do intestino irritável (SII) ou alergias alimentares;

● Transtornos Alimentares: comer seletivamente ou ter comportamentos alimentares restritivos é comum em pessoas autistas. Isso pode levar a transtornos alimentares, como a seletividade alimentar extrema;

● Transtornos Sensoriais: muitas pessoas autistas têm sensibilidades sensoriais, o que pode levar a distúrbios sensoriais, como transtorno do processamento sensorial (TPS).

Conteúdo originalmente publicado em Radar AutismoS – https://ondaautismos.com.br/

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore