Entre ficção e impacto real: obra propõe novo paradigma social em plena era da IA

Entre ficção e impacto real: obra propõe novo paradigma social em plena era da IA

Primeiro livro de 2081 XRAM, do mentor e palestrante Fabiano D’Agostinho, será lançado em São Paulo no dia 3 de março

A humanidade se vê diante de um dilema: como evoluir com a tecnologia neutralizando seus impactos adversos? Essa é a reflexão a que nos convida uma nova obra do mentor, palestrante e executivo, Fabiano D’Agostinho: 2081 XRAM. O lançamento do primeiro volume, O Livro do Renascimento, acontece em 3 de março em São Paulo.

Esta primeira parte de 2081 XRAM é inspirada na própria trajetória de D’Agostinho, paralelismo que, por si só, representa a era de multiversos em que hoje nos encontramos. O enredo ficcional do livro funciona como releitura da realidade vivenciada pelo autor, enriquecida por um direcionamento filosófico sobre questões universais.

A ficção literária, afinal, é uma excelente maneira de refletir sobre acontecimentos presentes para, a partir deles, projetar fenômenos futuros e pensarmos sobre os rumos das sociedades. Foi assim, por exemplo, com o livro 1984, publicado pelo britânico George Orwell em 1949 e que antecipou questões contemporâneas como o uso de telas e as fake news. Não por acaso, o clássico de Orwell influenciou D’Agostinho na idealização de 2081 XRAM.

Filosofia, propósito e análise social são trilhas convergentes na história do escritor, mentor e palestrante. Aos 22 anos, D’Agostinho, então tecnólogo em elétrica, abdicou de um cargo de liderança e superou severos desafios financeiros para realizar o sonho de estudar no exterior, onde cursou Administração de Negócios e Gerenciamento de Projetos na UC Berkeley (EUA). Aos 26, sua vida tomou um rumo inesperado ao ser vítima de um tiro que o deixou paraplégico.

A experiência traumática é descrita por D’Agostinho como um renascimento. A partir dele, passou por um processo de ressignificação, autodescoberta e superação, que incluiu uma peregrinação de 220 quilômetros pelo Caminho de Santiago de Compostela em cadeira de rodas. Esses pontos da jornada pessoal do autor levaram à metodologia que criou para guiar outras pessoas por meio de sua mentoria.

Em 2081 XRAM – O Livro do Renascimento, o personagem Orlando passa por provações semelhantes às enfrentadas por D’Agostinho. O leitor se depara, em meio às dificuldades impostas pela trama, com uma visão otimista sobre o futuro e o potencial humano de transformação, em que aprendizados de gerações passadas ajudam a moldar o presente e o amanhã.

É nesse cenário ficcional que se abrem análises e considerações sobre temas contemporâneos primordiais, como a luta contra o capacitismo e a adoção da ética no uso da inteligência artificial (IA). Para o último volume da obra, 2081 – A Lei da Verdade, o autor projeta a viabilização de um novo modelo social e econômico que garantirá evolução pessoal e profissional, diversidade, equidade, inclusão, sustentabilidade e dignidade para todos os habitantes do planeta.

D’Agostinho sustenta que é preciso renascer para buscar ferramentas de transformação da realidade. “Como poderia uma pessoa, como é o caso do personagem Carlo Legens, ser responsável por criar um novo e revolucionário paradigma social, sem que tivesse uma visão diferenciada do mundo?”, questiona. Tal sensibilidade perceptiva surge para Carlo ao longo de sua vivência com seu pai, Orlando, cuja trajetória foi inspirada na vida do autor: ambos ressignificam suas vidas em um contexto imposto pela deficiência física. “Carlo cresce vendo a dura realidade enfrentada pelo pai, imposta pela sociedade pouco inclusiva e desrespeitosa”, diz. “Isso faz com que ele tenha uma consciência diferenciada da realidade, o que o levará a sentir a necessidade de mudar esse cenário, que parece piorar por conta da tecnologia.”

Assim, para D’Agostinho, a construção de um novo modelo que una inteligências – humana e artificial – em favor do bem comum da espécie requer confluência de caminhos rumo a um objetivo compartilhado. Tal ponto de vista se fortaleceu ao percorrer o Caminho de Santiago.

Não é sobre chegar antes dos outros, é sobre chegar e fazer com que os outros cheguem também. Não é sobre ultrapassar para chegar primeiro e se sentir vitorioso. Não é uma competição. É uma jornada de evolução, consciente, sustentável. Que envolve legado e transcendência. Tudo isso tem a ver com solidariedade, inteligência, bondade e, acima de tudo, ética”, afirma.

A obra 2081 XRAM se propõe a abrir as portas para essa percepção. Segundo D’Agostinho, não se trata de uma ficção sobre inteligência artificial, mas sobre a capacidade e inteligência humana: “É sobre preservarmos nossa essência e valorizarmos nosso potencial, usando a tecnologia para ampliar o que temos de melhor, não o contrário. Não é uma ficção sobre robôs, mas sobre o coração humano. É sobre nos tornarmos quem podemos, e quem devemos ser, como seres genuinamente humanos. É sobre o mundo que queremos no futuro e o que deixaremos para as futuras gerações”, conclui.

Serviço

Lançamento de 2081 XRAM – O Livro do Renascimento, de Fabiano D’Agostinho

Quando: 03 de março de 2026, das 18h30 às 22h

Onde: Livraria Travessa Shopping Villa Lobos – av. Dra. Ruth Cardoso, 4.777 – segundo piso – Jardim Universidade Pinheiros, São Paulo, SP

Sobre Fabiano D´Agostinho

Fabiano D’Agostinho é escritor, mentor, palestrante e executivo com mais de 23 anos de experiência em tecnologia, operações e gestão de projetos no Brasil e nos Estados Unidos. Técnico em Eletrônica pela ETEC Getúlio Vargas, graduado em Tecnologia Elétrica pela Universidade Mackenzie e pós-graduado em Administração de Marketing pela FAAP, complementou sua formação em Administração de Negócios e Gestão de Projetos na Universidade da Califórnia, em Berkeley.

Construiu uma carreira sólida gerenciando operações complexas e equipes multidisciplinares em organizações como Questus, AgênciaClick Isobar — uma das maiores agências de publicidade digital do país —, onde atuou como VP de Tecnologia e Projetos, e Dentsu, um dos maiores grupos de comunicação do mundo, onde se destacou como CTO LATAM.

Atualmente, é COO de uma empresa do setor de construção civil e atua como advisor, conselheiro e consultor estratégico pela ViaPró, auxiliando empresas consolidadas e startups a aprimorarem resultados operacionais, governança e impacto social.

É autor da obra 2081 XRAM, cuja primeira parte é inspirada em sua trajetória pessoal, propondo uma releitura ficcional da realidade vivenciada pelo autor e estabelecendo um paralelismo com a era dos multiversos para oferecer reflexões filosóficas sobre questões humanas universais.

Paraplégico desde os 26 anos, após sobreviver a um tiro, Fabiano transformou sua história de superação em uma metodologia própria de mentoria, focada na ressignificação de desafios e no desenvolvimento do potencial humano, inspirando pessoas a evoluírem e líderes a promoverem mudanças positivas e sustentáveis.

LinkedIn: Fabiano D’Agostinho | LinkedIn

Site: Fabiano D’Agostinho | mentor | palestrante | escritor |

CRÉDITO/IMAGEM: Fabiano D´Agostinho – autor 2081, XRAM
crédito: Carolina Iadoccico

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore