Espaço Cidade de São Paulo na Casa Brasil Paralímpico abre as portas para o público durante as Paralimpíadas

Localizado na cidade de Saint-Ouen, o espaço conta com atividades gratuitas, além de compartilhar políticas públicas voltadas a pessoas com deficiência

A Prefeitura de São Paulo e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) estrearam a Casa Brasil Paralímpico e o Espaço Cidade de São Paulo, no último fim de semana, na cidade de Saint-Ouen, que fica a 40 minutos da capital da França. Entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro o público poderá conhecer os serviços destinados às pessoas com deficiência, atletas paralímpicos e a música brasileira.

A abertura contou com a presença do embaixador do Brasil na França, o diplomata Ricardo Neiva Tavares; da secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco; do presidente do CPB, Mizael Conrado e do secretário de estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Durante a cerimônia, o público pode apreciar a apresentação da Associação Ballet de Cegos Fernanda Bianchini, mostrando a inclusão por meio da dança. A música ficou sob a responsabilidade da Bateria Inclusiva — projeto da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP) —, que é composta por músicos e passistas com deficiência, provenientes de diversas escolas da capital; e com Luan Richard, vencedor do 1º Festival de Talentos Musicais para Pessoas com Deficiência — promovido pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência em 2023 —, que encerrou a noite com diversos sucessos de canções brasileiras.

A Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) possui a governança do projeto nos Jogos Paralímpicos e a SMPED é parceira.

Espaço da Cidade de São Paulo na Casa Brasil

Os visitantes da Casa Brasil poderão conhecer alguns projetos da Prefeitura de São Paulo destinados a munícipes com deficiência. No espaço da cidade, estarão expostas a Paraoficina Móvel e a Central de Intermediação em Libras (CIL).

A iniciativa que leva aos bairros serviços gratuitos de manutenção e reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção estrá representada por uma miniatura da van. A Paraoficina Móvel desde sua criação, já realizou quase 24 mil reparos e agora está presente nos Jogos Paralímpicos 2024.

A Prefeitura de São Paulo também levou a Central de Intermediação em Libras (CIL), um serviço realizado em videochamada, utilizando a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), que auxilia na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e surdas durante qualquer atendimento em equipamentos públicos da capital. Em tempo real os visitantes poderão fazer uma ligação que será atendida por um intérprete de Libras em São Paulo.

A Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) possui a governança do projeto nos Jogos Paralímpicos e a SMPED é parceira.

La brésilienne à Paris

O Espaço Cidade de São Paulo, dentro da Casa Brasil Paralímpico, é uma continuidade do projeto de grande sucesso durante os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile. O espaço surge de uma parceria entre a Prefeitura e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e a intenção é criar a melhor versão da história, exaltando a brasilidade e promovendo um intercâmbio cultural e econômico, com diversas oportunidades de parcerias.

Durante os jogos, são esperadas cerca de 4 mil pessoas diariamente, para assistir a transmissão de jogos, a celebração aos medalhistas brasileiros, e uma extensa programação cultural com shows, apresentações e diversas ativações com variadas experiências programadas. Além disso, o local será o ponto de encontro de autoridades, artistas, atletas e imprensa.

O Espaço São Paulo tem o objetivo de ampliar e posicionar a capital paulista como uma cidade inclusiva, sustentável e inovadora por meio de ações que dão visibilidade às políticas públicas realizadas por diversas secretarias municipais, tais como Educação, Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e a Secretaria de Relações Internacionais.

Serviço

Casa Brasil Paralímpico | Espaço Cidade de São Paulo

  • Data: 30 de agosto até 8 de setembro
  • Horário: 15h às 22h
  • Endereço: Communale Saint-Ouen – 10 bis Rue de l’Hippodrome, 93400
  • Saint-Ouen-sur-Seine, França
  • Contato em Saint-Ouen: Erika Nascimento (11) 98365-3360
  • Contado em São Paulo: Isabella Oliveira (21) 97106-1994 e Priscila Fonseca (11) 96867-1874

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore