Especialista comenta sobre Toxina Botulínica no tratamento da paralisia cerebral

Atualmente, a Toxina Botulínica tem se mostrado uma técnica inovadora e altamente eficaz no Tratamento da Paralisia Cerebral.

Essa condição neurológica, que afeta principalmente crianças, pode limitar a qualidade de vida e o desenvolvimento motor dos pacientes.

Quem nos orienta nesta matéria, é a Médica Neurologista Infantil, Especialista em doenças  do Neurodesenvolvimento, incluindo TEA e Pioneira na abordagem da Paralisia Cerebral, Dra. Gladys Arnez.

Paralisia Cerebral é uma desordem que afeta o controle motor e a postura, resultado de lesões ou danos no cérebro em fases precoces da vida.

Caracteriza-se por diversos sintomas, como rigidez muscular, espasticidade e dificuldades de movimento. No entanto, nos últimos anos, o uso da Toxina Botulínica tem demonstrado resultados surpreendentes no tratamento desses sintomas.

Para entender o Mecanismo de ação da Toxina Botulínica na paralisia cerebral, a Dra. Gladys Arnez, afirma que “a toxina botulínica age relaxando os músculos afetados pela espasticidade, ou seja, pela rigidez muscular devido à lesão no sistema nervoso central, promovendo o alívio dos sintomas e, facilitando o movimento no que se refere a distonia, ou seja, aliviando os movimentos involuntários que acontecem pela mesma causa. Ou seja, é uma opção terapêutica maravilhosa, que melhora consideravelmente a qualidade de vida dos pacientes que têm paralisia cerebral”.

Além disso, a Dra. Arnez ressalta que a Toxina Botulínica é um Tratamento minimamente invasivo, o que o torna uma alternativa ainda mais interessante, uma vez, que o procedimento é realizado através de injeções localizadas nos músculos afetados, sem a necessidade alguma de intervenção cirúrgica. Isso reduz os riscos e complicações associadas a outros tratamentos mais invasivos.

Com base em sua vasta experiência, a Dra. Gladys compartilha histórias de sucesso de pacientes que passaram pelo tratamento com toxina botulínica. Ela menciona casos de crianças que conseguiram melhorar sua mobilidade, alcançando melhores resultados na marcha, na realização de atividades diárias e no seu desenvolvimento geral.

É necessário também, falarmos sobre a importância de uma abordagem multidisciplinar no tratamento da paralisia cerebral, envolvendo profissionais de diversas áreas, como neurologistas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, além de outros, pois segundo a especialista, o tratamento integrado favorece melhores resultados e uma abordagem mais completa para o bem-estar dos pacientes.

Com os avanços na aplicação da Toxina Botulínica, o Tratamento da Paralisia Cerebral dá um salto significativo em termos de eficácia e qualidade de vida.

Compartilhe esta notícia:

Resposta de 0

  1. E quanto aos efeitos negativos como perda de força muscular e substituição de fibras musculares por gordura ou fibrose? O botox faz mais mal do que bem em médio e longo prazo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore