Especialista de diversidade: entenda o que faz Sarah Aline, participante do BBB 23 

O brasileiro adora espiar tudo o que acontece dentro da casa do Big Brother, reality que há mais de 20 anos é sucesso de audiência na Globo. Mas nesse BBB 23, uma curiosidade sobre o que um dos participantes faz fora da casa tem movimentado as redes sociais, rendendo muitos memes e comentários. Trata-se da profissão da paulista Sarah Aline, que integra o time de anônimos desta edição do BBB.
 

Sarah se apresenta como psicóloga e analista de diversidade. Mas, o que faz mesmo esse profissional? Eis a pergunta que está circulando nas redes.

Por ser uma carreira nova, que nasceu da necessidade cada vez maior das empresas apostarem na diversidade e inclusão para se manterem competitivas no mercado, a maioria das pessoas ainda desconhece como atua, exatamente, um analista de diversidade. E já que a curiosidade é grande, vale a pena explicar…

O analista de diversidade e inclusão atua normalmente junto ao RH, sendo responsável por ajudar as empresas a oferecerem aos seus colaboradores um ambiente de trabalho livre de preconceitos, onde todos se sintam acolhidos e representados. E como a realidade de grande parte das corporações ainda não espelha, de forma natural, a diversidade da nossa população, cabe a esse profissional traçar estratégias para que todos os grupos de brasileiros minorizados, como negros, LGBTQIA+, mulheres e pessoas com deficiência, estejam incluídos de forma paritária nos diversos departamentos da empresa.

Entre as principais atividades de um analista de diversidade e inclusão estão mapear a força de trabalho dentro da organização, de forma a quantificar e entender quais desses grupos estão sub-representados. Para isso, recorre a pesquisas e censos demográficos, promove conscientização e treinamentos, engaja a alta liderança, estimula a contratação de talentos variados e ajuda a empresa a desenvolver produtos e serviços mais inclusivos. Além da elaboração do mapeamento, esse profissional define as estratégias para a contratação, desenvolvimento e promoção dos grupos minorizados dentro das corporações.

“Como a questão da diversidade e inclusão vem ganhando importância cada vez maior no mundo corporativo, a necessidade de as empresas contarem com um analista nessa área dentro do RH é real”, ressalta Deives Rezende Filho, CEO e fundador da Condurú Consultoria, especializada em projetos e treinamentos focados em D&I.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore