Evento debate alfabetização e letramentos com foco na deficiência visual e surdocegueira

Tema integrou programação do seminário do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania que aconteceu na quinta-feira (11), em Brasília (DF)

Alfabetização e diversas possibilidades de letramentos para pessoas com deficiência visual, com surdocegueira e com múltiplas deficiências sensoriais. Esse foi o tema do seminário que aconteceu em Brasília/DF com a participação de gestores públicos, educadores e especialistas.

Na cerimônia de abertura do evento, a titular da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (SNDPD/MDHC), Anna Paula Feminella, reforçou o compromisso do governo federal com a efetividade do direito à educação para todas as pessoas.

Na ocasião, a gestora também ressaltou a importância da parceria entre governo e sociedade. “É necessária a atuação conjunta entre poder público e sociedade civil para que tenhamos a construção tanto de conhecimentos quanto de agenda de efetividade, de uma gestão de políticas públicas voltada aos direitos de todas as pessoas desde cedo, desde o letramento, desde a idade escolar, e reconhecendo que a educação de jovens e adultos é fundamental para o nosso público, para o público com deficiência”, completou.

A secretária destacou ainda iniciativas como o plano Novo Viver sem Limite, lançado pelo governo federal em novembro do ano passado. “O plano conta com investimentos de mais de R$ 6 bilhões e propõe um Brasil mais inclusivo e igualitário, de forma a garantir a proteção e promoção dos direitos das pessoas com deficiência em áreas como a educação”, enfatizou.

O seminário foi uma iniciativa da SNDPD/MDHC em parceria com a Associação Brasileira de Educadores de Deficientes Visuais (ABEDEV).

Confira a transmissão do evento:

Fonte: Comunicação Social do MDH/SNDPCD

IMAGEM/CRÉDITO: A secretária Anna Paula Feminella reforçou o compromisso do governo federal com a efetividade do direito à educação para todas as pessoas (Foto: Stéff Magalhães – Ascom/MDHC)

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore