Evento reúne atores do ecossistema de saúde para debater desafios e avanços a respeito das doenças raras no Brasil

Evento reúne atores do ecossistema de saúde para debater desafios e avanços a respeito das doenças raras no Brasil

Em sua décima edição, iniciativa realizada por entidade sem fins lucrativos, conta com a presença de especialistas, pacientes e familiares, autoridades, profissionais da saúde, associações de pacientes e representantes de órgãos reguladores e da indústria farmacêutica

Com o objetivo de estimular discussões enriquecedoras a respeito do universo de doenças raras, a Casa Hunter, Associação Brasileira de Pacientes com Doenças Raras e seus cuidadores, com apoio da Federação Brasileira das Associações de Doenças Raras (Febrararas) e do Centro de Atendimento Integral e Treinamento em Doenças Raras em Porto Alegre, a Casa dos Raros, realiza a 10ª edição do Cenário das Doenças Raras no Brasil. O evento acontece em 23 de junho, no Teatro WTC em São Paulo (SP), e será realizado de maneira híbrida (presencial com intérprete em linguagem de Libras e com transmissão online em português, inglês e espanhol). 

“Estamos extremamente felizes e orgulhosos com essa décima edição do evento. É um marco para nós. O Cenário das Doenças Raras no Brasil é um espaço plural e democrático que representa, de maneira emblemática, a crença da Casa Hunter no diálogo como uma das formas mais eficazes de tratar um tema complexo como as doenças raras”, explica Antoine Daher, presidente da Casa Hunter, da Febrararas e cofundador da Casa dos Raros.

Atuando no terceiro setor há mais de uma década, Daher pontua progressos e dificuldades. “Quando o assunto é doenças raras, é inegável que tivemos avanços, significativos, a partir de 2014 com a Portaria 199 e com novas resoluções para melhorar a área regulatória no País – na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para priorizar registros de medicamentos e alguns Projetos de Lei – entretanto, ainda existem muitos desafios. Um dos principais deles é em relação ao acesso a tratamentos. Também não posso deixar de falar sobre a necessidade de incluir o tema (diagnóstico precoce) nas políticas públicas de forma transversal, com enfoque na educação permanente dos profissionais de saúde da atenção primária e na criação de protocolos de triagem e suspeição clínica mais eficientes”, complementa Daher.

A programação do evento compreende três mesas de discussões, que serão compostas por convidados renomados e intermediadas pela jornalista, Natalia Cuminale, do Futuro da Saúde. A primeira mesa abordará as políticas públicas atuais bem como o impacto da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a concessão judicial de tratamentos não incorporados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Já a segunda mesa, discutirá as propostas de modernização no fluxo de acesso dos pacientes no sistema de saúde (público e privado). Para finalizar, a terceira mesa debaterá as tendências globais (terapias inovadoras em doenças raras). Para participar da 10ª edição do Cenário das Doenças Raras no Brasil é preciso se inscrever pelo site. As inscrições são gratuitas e limitadas.

Entre outras ações, o encontro também chamará atenção para a campanha ‘Futuro não se apaga’. A iniciativa foi idealizada pela Febrararas e conta com vídeo e carta aberta, disponíveis no hub do movimento, que convidam a sociedade civil, gestores e legisladores a refletirem sobre a importância de construir um sistema de saúde que assegure o direito fundamental à vida e à saúde, priorizando soluções que realmente atendam às necessidades da população.

Sobre a Casa Hunter: fundada em 26 de novembro de 2013, a Casa Hunter, Associação Brasileira de Pacientes com Doenças Raras e seus cuidadores, é uma instituição sem fins lucrativos e sem filiação política ou religiosa. A entidade tem o intuito de garantir soluções públicas e sensibilidade do setor privado e sociedade em geral, para os pacientes com doenças raras, com a união de esforços de seus familiares, amigos, além de profissionais de saúde e especialistas, além de todos os interessados pela causa. A Casa Hunter é composta por profissionais de saúde especializados em estudos genéticos, pesquisadores, farmacêuticos, empresários preocupados com o bem-estar da sociedade e por idealistas e atuantes em direitos humanos, que sentiram a necessidade de partilhar suas experiências e trabalhar em busca da melhor qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore