Falta de medicação agrava situação de pacientes com Insuficiência Adrenal, alerta ABA

O Diário PcD teve acesso a uma manifestação preocupante assinada por Adriana Lucia Wendt Fadel, Presidente da ABA – Associação Brasileira Addisoniana.

De acordo com a entidade, “estamos com uma demanda alarmante e urgente e precisamos de ajuda para
evitar uma condição grave de saúde pública. Os pacientes que representamos possuem, INSUFICIENCIA ADRENAL condição que causa desidratação e morte por perda de sais minerais quando não se utilizam diariamente de uma medicação chamada FLUDROCORTISONA. Grande parte desses pacientes são bebês e crianças menores de 18 anos. A FLUDROCORTISONA é produzida pela Farmácia da USP de São Paulo e por um único laboratório comercial (Aspenpharma) que não consegue garantir sua distribuição em todo o Brasil, condição que obriga alguns pacientes a manipularem essa medicação. NOSSA URGÊNCIA está relacionada a FALTA DO SAL FLUDROCORTISONA como matéria prima das farmácias de manipulação e já temos casos de pacientes que estão desabastecidos e suas farmácia de costume não estão conseguindo
comprar esse sal de seus fornecedores”.

Para a presidente da Associação, “a falta dessa medicação faz com que o paciente precise de internação para receber soro via venosa, caso contrário pode vir a óbito em até 3 dias. Já notificamos o Ministério da Saúde, mas precisamos da DIVULGAÇÃO dessa condição que se arrasta desde de outubro de 2023 e que agora está em condição INSUSTENTÁVEL. Solicitamos em nome desses pacientes, a mobilização dos órgãos de saúde responsáveis em todas as regiões do pais”.

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore