Programa do Instituto Jô Clemente (IJC) promove o desenvolvimento empreendedor e contribui com a autoestima, capacidade produtiva e o empoderamento dos familiares de pessoas com deficiência
De 14 a 16 de outubro, acontece o Bazar de Formatura do Programa EMPREENdi, o evento reúne uma grande variedade de produtos, como artesanatos, roupas, perfumaria, comidas, papelaria e muito mais. Todos os itens à venda foram desenvolvidos pelos alunos do Programa EMPREENdi, iniciativa do Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras.
“Mais do que um momento de formatura da turma de 2025, o Bazar é a oportunidade de ver na prática o quanto o empreendedorismo pode transformar vidas, gerar renda e resgatar a autoestima das famílias. Cada produto exposto carrega uma história de dedicação, empoderamento e resgate de sonhos futuros” afirma Ricardo Valverde, Supervisor do Serviço de Longevidade e educador responsável do Programa Empreendi do Instituto Jô Clemente (IJC).
Criado em 2020, o Programa EMPREENdi apoia familiares de pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social e econômica por meio do empreendedorismo. Muitos desses familiares não têm oportunidade de gerar renda devido à intensa rotina de cuidados, o que impacta diretamente a qualidade de vida da família. O programa também incentiva o resgate de sonhos, talentos e projetos pessoais que ficaram em segundo plano, oferecendo ferramentas e suporte contínuo para promover o desenvolvimento social e econômico dos participantes.
“Eu frequento o IJC há cinco anos, os mesmos cinco anos desde que minha mãe faleceu, durante a pandemia, e eu assumi os cuidados da minha irmã, que hoje tem 64 anos. Nesse período, enquanto cuidava dela e participava das atividades do Instituto, conheci o Programa EMPREENdi. Me matriculei, concluí o curso, participei da formatura e posso dizer que ele foi um verdadeiro divisor de águas na minha vida. O Programa me trouxe renda, conhecimento, novos amigos e novas possibilidades”, Silvana Reis, empreendedora do Programa EMPREENdi.
“Nos últimos dois anos, mais de 400 participantes transformaram sonhos em realidade e passaram a gerar renda para suas famílias. No Instituto Jô Clemente (IJC), acreditamos que empreender é muito mais do que criar negócios: é incluir, fortalecer famílias e devolver autoestima para quem dedica sua vida ao cuidado de alguém”, finaliza Ricardo.
O Bazar de Formatura das pessoas empreendedoras será vitrine para mais de 40 expositores de serviços e produtos e toda a renda arrecadada será revertida para essas famílias, garantindo que os esforços e talentos dos participantes do Programa sejam incentivados e valorizados. As formas de pagamento serão: cartão de crédito, débito, dinheiro e PIX, para tornar a experiência de compra ainda mais acessível.
Serviço
Bazar de Formatura do Programa EMPREENdi
Data: 14, 15 e 16 de outubro de 2025
Horário: Das 9h às 16h30
Local: Instituto Jô Clemente (IJC) Rua Loefgren, 2109 – Vila Clementino – São Paulo, SP – Auditório Joseph Safra.
Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)
O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que, há 64 anos, promove saúde, qualidade de vida e inclusão para pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras.
O IJC apoia a Defesa de Direitos das pessoas com deficiência; dissemina conhecimento por meio de pesquisas científicas e inovação; fomenta a Educação Inclusiva e a Inclusão Profissional, além de oferecer assessoria jurídica às famílias das pessoas que atende.
Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o laboratório do IJC é o maior do Brasil em número de exames realizados.
O Instituto Jô Clemente (IJC) também é um centro de referência no tratamento de doenças detectadas no Teste do Pezinho, como a Fenilcetonúria, Deficiência de Biotinidase e o Hipotireoidismo Congênito.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 5080-7000 ou visite o site do IJC (ijc.org.br), o primeiro do Brasil 100% acessível e com Linguagem Simples.