FEBRAFITE divulga Nota de apoio à Emenda 323 ao PLP 108/2024 em defesa das pessoas com deficiência

Decisão unânime contra Violência Tributária é reforço na luta no Congresso contra proposta do Governo Federal

O Diário PcD teve acesso a Nota Oficial assinada por Rodrigo Spada, Presidente da FEBRAFITE – Associação Nacional de Auditores Fiscais de Tributos Estaduais sobre as regras aprovadas na Reforma Tributária que prejudicam diretamente as pessoas com deficiência.

A manifestação da entidade – aprovada por unanimidade em Assembleia Geral, ocorre após encontro entre a ANAPcD – Associação Nacional de Apoio às Pessoas com Deficiência e dirigentes da AFRESP – Associação dos Auditores Fiscais do Estado de São Paulo, afiliada a FEBRAFITE.

Confira a íntegra da Nota de Apoio:

O Conselho Deliberativo da FEBRAFITE (Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais), reunido em Assembleia Geral Extraordinária, na cidade de Teresina/PI, aprovou por unanimidade o seu firme apoio à Emenda nº 323 ao PLP 108/2024, que assegura a manutenção do direito à isenção integral do IBS e da CBS na aquisição de veículos por pessoas com deficiência e pessoas com transtorno do espectro autista.

A Associação Nacional entende que a forma estabelecida pela Lei Complementar nº 214/2025 representa um retrocesso, ao reduzir o teto do benefício e condicionar a isenção à adaptação do veículo. Tal medida exclui cidadãos que, mesmo com deficiência comprovada, não necessitam de modificações no automóvel, restringindo direitos historicamente consolidados.

A Emenda 323, de autoria dos senadores Flávio Arns e Omar Aziz, corrige essa distorção ao restabelecer parâmetros justos: isenção para veículos de até R$ 200 mil, limitada ao valor da operação de R$ 140 mil, com renovação a cada três anos. Trata-se de proposta alinhada aos princípios constitucionais da seletividade tributária e da capacidade contributiva, garantindo mobilidade, inclusão social e respeito à dignidade da pessoa humana.

Além disso, a FEBRAFITE acredita que o debate deveria ir além, ampliando o alcance da isenção tributária para outros instrumentos e equipamentos que promovam a inclusão das pessoas com deficiência. Por exemplo, entendemos que também deveria ser considerada a isenção para aparelhos auditivos e demais tecnologias assistivas, assegurando igualdade de oportunidades e qualidade de vida para todos.


A FEBRAFITE destaca que a proposta também conta com o apoio da ANAPcD – Associação Nacional de Apoio às Pessoascom Deficiência, instituição de reconhecida atuação em prol de uma sociedade mais acessível, inclusiva e justa.

A FEBRAFITE reafirma seu compromisso com a justiça tributária e com a construção de uma sociedade inclusiva, conclamando o Congresso Nacional a aprovar a Emenda 323 em defesa dos direitos das pessoas com deficiência e autistas.

Teresina, 03 de setembro de 2025.

Rodrigo Spada
Presidente da Associação Nacional de Auditores Fiscais de Tributos Estaduais – FEBRAFITE

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore