Feira de empregos combate capacitismo e aumenta inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Falta de oportunidades profissionais e disparidades salariais fazem parte do dia a dia de pessoas com deficiência. Embora o acesso ao trabalho seja um direito básico previsto no Estatuto da Pessoa com Deficiência, frequentemente, o mercado não está preparado para atender às características e necessidades dessas pessoas. Uma pesquisa realizada pela consultoria de engajamento por meio da diversidade Santo Caos, em parceria com a Catho, constatou que menos de 10% dos profissionais que possuem deficiência ocupam cargos de liderança. A maioria (57%) trabalha em cargos de assistente.

Os dados expõem uma inclusão rasa que contribui para que profissionais com deficiência se sintam isolados e desmotivados. Com o objetivo de conectar empresas e pessoas com deficiência, a ASID Brasil fará a Feira do Emprego para Pessoas com Deficiência, que está com inscrições abertas até 30 de março. Promovido em parceria com a APABB (Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência de funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade) e a AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), o evento será realizado na AABB, em Curitiba (PR), no dia 4 de abril.

Humanização

A feira visa combater o capacitismo e aumentar a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho em Curitiba e Região Metropolitana. “A Feira de Emprego potencializa a diversidade e a inclusão nas empresas e não é apenas um meio para o cumprimento de cotas, mas uma estratégia de humanização dos processos e espaços dentro das empresas, assim como o respeito às individualidades de todos e todas. Para a pessoa com deficiência, a quebra de barreiras em entrevistas de emprego e o acesso a oportunidades, fomentados pela ação, promoverão uma melhor qualidade de vida devido ao aumento da condição socioeconômica proporcionado por um novo trabalho”, afirma Thais Carniel, líder de projetos da ASID Brasil.

O esforço da organização para mudar essa realidade tem desencadeado resultados positivos. Em 2022, a feira apresentou 121 oportunidades de trabalho, recebeu 71 candidatos, 15 empresas, sendo que cinco delas realizaram 14 contratações. As empresas que participaram da última edição da feira também elogiaram a equipe, a estrutura e a organização da iniciativa que estimula um mercado de trabalho inclusivo.

Vantagens para empresas e pessoas com deficiência

Um mercado de trabalho inclusivo é benéfico para todos os atores envolvidos nesse processo. Este olhar humanizado do ambiente corporativo colabora para o desenvolvimento das habilidades e da autoconfiança das pessoas com deficiência, aumentando sua autoestima e autonomia. A multiplicidade de pessoas também resulta em vantagens competitivas para as corporações, pois profissionais com diferentes perfis possuem ideias e perspectivas diversas e apresentam mais inovação, capacidade de adaptação e eficácia para resolução de problemas. 

Ações inclusivas são essenciais para fortalecer a imagem e a reputação das empresas, pois criam proximidade com o consumidor, que se identifica com os valores cultivados pela cultura organizacional corporativa. Empresas comprometidas com a diversidade são mais atrativas para o público, que tem se tornado cada vez mais exigente e preocupado em selecionar marcas e serviços de qualidade e socialmente responsáveis. 

Serviço

Feira de Emprego para Pessoas com Deficiência

Horário: 13 às 17h (horários agendados)

Data: 4 de abril

Local: AABB – Av. Victor ferreira do Amaral, 771 – Tarumã – Curitiba (PR) 

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd7eNf0T7

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore