Feminella não é mais Secretária Nacional da Pessoas com Deficiência

Feminella não é mais Secretária Nacional da Pessoas com Deficiência

Exoneração é a primeira baixa do ano do Governo Lula no alto escalão e foi anunciado por Anna Paula Feminella, que comandava a Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com deficiência, ógão vinculado ao MDHC – Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania

Assim como o Diário PcD havia anunciado na última segunda-feira, 5, o mal estar no Ministério dos Direitos Humanos era muito grande, e a Ministra Macaé Evaristo deveria anunciar a saída de Anna Paula Feminella que ocupou desde o início da gestão Lula a Secretaria Nacional das Pessoas com Deficiência.

Nos bastidores, desde as eleições do CONADE – Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – ocorrida em novembro, já se dava como certa a possível mudança na pasta.

Fontes garantiram ao Diário PcD que Feminella enfrentava resistência dentro da pasta e principalmente com interlocutores da Ministra. Inclusive existem apurações sendo feitas em âmbito interno para apurar posturas adotadas em momentos de discussões e decisões, com supostas denúncias de agressões verbais e mútuas.

A Assessoria de Comunicação da Ministra Macaé Evaristo preferiu não comentar o caso. Por sinal, a Ministra tem seu perfil no Instagram bloqueado para que pessoas possam enviar mensagens ou marcá-la em postagens.

Mesmo com importantes entidades da sociedade civil solicitando a permanência de Feminella na pasta, desde a noite de ontem o cargo está sem comando.

Feminella anunciou nesta quarta-feira, 7, o pedido de exoneração. “Encerrar um ciclo nunca é sobre sair. É sobre seguir levando o que foi construído! Depois de quase três anos à frente da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, deixo o cargo com a certeza de que o trabalho coletivo transforma estruturas, mesmo quando elas resistem. Foram muitas entregas, outras tantas em processo, e aprendizados profundos sobre como o capacitismo ainda opera de forma estrutural nas instituições. E fica, acima de tudo, a convicção de que o lugar das pessoas com deficiência é de protagonismo, em qualquer espaço, em qualquer tempo. Onde eu estiver, seguirei somando esforços. Porque a luta não se encerra em cargos. Ela vive na união das pessoas com deficiência, dos ativistas, dos pesquisadores, da agenda de visibilidade e de um horizonte que insiste em existir”.

Fontes do Diário PcD comentaram que Feminella permanecerá no Governo Federal, ocupando outro cargo nos ministérios. Ela é funcionária pública fedeeral concursada da Escola Nacional de Administração Pública e especialista em Gestão Pública. 

“Aquele imagem de Lula subindo a rampa durante a sua posse com pessoas com deficiência ao seu lado, vai aos poucos mostrando que tudo parecia mesmo uma estratégia de marketing. Seu governo – em nenhum momento, priorizou as pessoas com deficiência, ao contrário, buscou retirar direitos. Infelizmente permanecemos à mercê de esmolas, sem políticas públicas verdadeiras para o segmento. Será que esse Governo terá coragem de – ao menos, implantar a Avaliação Biopsicossocial Unificada? Ou terá mesmo o anseio de retirar os direitos às isenções nas aquisições de veículos por pessoas com deficiência”, afirmou Abrão Dib, presidente da ANAPcD – Associação Nacional de Apoio às Pessoas com Deficiência.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore