FENEIS celebra o Dia do Surdo com orgulho

A Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) parabeniza todos os(as) surdos(as) do Brasil pela luta e conquistas diárias neste Dia Nacional do Surdo, comemorado em 26 de setembro! Nosso papel é defender os direitos linguísticos, a cidadania e a equidade na sociedade e em outras esferas.

Ser surdo é ter as diferenças identitárias, linguísticas e culturais reconhecidas e respeitadas.

A data da comemoração foi estabelecida pela Lei Federal nº 11.796 de 2008, que tem como objetivo promover a conscientização sobre os direitos linguísticos e a inclusão social das pessoas surdas e surdocegas na sociedade, além de difundir a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio de comunicação e expressão dessas pessoas.

Essa data também é um momento para refletirmos sobre os desafios e avanços nas lutas da comunidade surda em busca de reconhecimento e equidade. No Brasil, existem várias Associações de Surdos e entidades que atuam em prol da comunidade surda, promovendo a inclusão social e a garantia dos direitos, além do acesso à educação, cultura, saúde. Justiça, trabalho, lazer, entre outros.

Vale ressaltar que o grande marco histórico de nossa luta foi a criação da Lei n.º 10.436, de 24 de abril de 2002, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão das pessoas surdas. Essa lei foi um grande avanço, pois legitima a comunicação em Libras em instituições de ensino e em ambientes públicos e privados, promovendo a inclusão social. Essas conquistas refletem a importância da Feneis e de outras organizações da sociedade civil que, ao longo dos anos, têm lutado e lutam para garantir os direitos, acessibilidade, acesso à educação e de políticas públicas equitativas.

Por se tratar de um mês dedicado à conscientização sobre as diferenças linguísticas, identitárias e culturais da comunidade surda e seus desafios a serem superados, bem como à urgência da difusão da Libras e à adequação dos espaços dos órgãos públicos e da sociedade para ampliação da acessibilidade a essa comunidade linguística. O mês é chamado de Setembro Azul, o mês de diferentes marcos históricos para a comunidade surda, entre eles o Dia Internacional da Língua de Sinais, celebrado no dia 23. A data foi escolhida para relembrar o infame Congresso de Milão de 1880, cuja decisão foi a proibição das línguas de sinais no mundo, em defesa do ensino oralista.

Aqui estão alguns motivos para comemorar essa data:


1- Valorização da Cultura Surda: A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão das pessoas surdas, e o Dia do Surdo é uma oportunidade para destacar sua importância e difusão em todo o território brasileiro.


2- Conscientização sobre a Inclusão Social: A data proporciona sensibilização à sociedade sobre a necessidade de acessibilidade e adequação em diferentes esferas, como educação, trabalho, justiça, saúde, entre outros


3- Luta pelos Direitos: O Dia do Surdo celebra as conquistas da comunidade surda, como a inserção da modalidade de ensino da Educação Bilíngue de Surdos na Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional, o reconhecimento da Libras como meio de comunicação e expressão das pessoas surdas, mas também reforça a importância de continuar lutando por igualdade de oportunidades.


4- Fortalecimento da Identidade: Comemorar essa data fortalece a identidade surda, promovendo o orgulho surdo pela sua cultura, língua e história. Aproveitamos esta data para reforçar nosso compromisso com a comunidade surda e celebrar as conquistas já alcançadas até o presente momento e os desafios que enfrentaremos pela frente. Cada passo é motivo de orgulho, e juntos continuaremos a trilhar o caminho de lutas e superações.

A NOSSA LUTA CONTINUA!

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore