Festival de Natação marca encerramento do Projeto Esporte em Rede/2023

Festa na piscina para marcar o encerramento do Projeto Esporte em Rede/2023, que desde o começo desse ano vem atendendo pessoas com deficiência visual de Campinas, promovendo mais autonomia a elas. O Festival de Natação ocorrerá neste sábado, 02/12, a partir das 9 horas, na Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas.

O Projeto Esporte em Rede tem como objetivo promover a inclusão de pessoas com deficiência visual por meio da inserção em práticas esportivas aquáticas. Ele é realizado pelo Centro Cultural Louis Braille de Campinas em parceria com o Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores e com a Associação Paraolímpica de Campinas e apoio da FEAC. Ao longo dos últimos oito meses, foi possível desenvolver técnicas esportivas, noção de espaço e garantir mais mobilidade e qualidade de vida às pessoas com deficiência. Natália Cortelazzi Roncato, professora do projeto, diz que a evolução dos alunos ao longo das atividades é expressiva. “É muito gratificante perceber que as pessoas que chegavam até aqui com ajuda, hoje, conseguem se locomover sozinhas, têm autonomia para entrar e sair da piscina”, comemora.

O projeto se dedicou a atender cerca de 50 pessoas com deficiência visual, a partir dos oito anos de idade, despertando em cada uma delas o interesse pelo esporte aquático, garantindo ainda mais qualidade de vida aos praticantes. Celine Pereira Costa, coordenadora do projeto, reforça a importância dos resultados não apenas para as pessoas com deficiência, mas para a sociedade como um todo. “A inclusão das pessoas com deficiência é um aprendizado coletivo. Ao incluirmos as pessoas, aprendemos a lidar com as diferenças e ampliamos a nossa experiência de vida”, pontua Celine.

Sobre o Instituto Louis Braille – O Centro Cultural Louis Braille de Campinas se dedica a desenvolver e incluir a pessoa com deficiência visual no meio social, oferecendo serviços e atividades educacionais, culturais, sociais e de bem-estar físico e psicológico.

Sobre a FEAC:

Sobre a Associação Paraolímpica de Campinas (APC) – Entidade não governamental de Campinas, que busca através do fomento e desenvolvimento de atividades esportivas, contribuir para a formação global de pessoas com deficiência na perspectiva da inclusão social desde 2007.

Sobre o Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores – Organização da Sociedade Civil (O SC), fundada em 1933, que até hoje atende gratuitamente pessoas com deficiência visual no município de Campinas.

Serviço:

Festival de Natação marca encerramento do Projeto Esporte em Rede

Data: 02/12

Horário: 9 horas

Local: Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas – Campus I

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore