Festival Olga Kos de Inclusão Esportiva reúne atletas com e sem deficiência promovendo acesso e inclusão por meio das artes marciais

Festival Olga Kos de Inclusão Esportiva reúne atletas com e sem deficiência promovendo acesso e inclusão por meio das artes marciais

Evento acontece no dia 27 de janeiro, no Centro Esportivo Arthur Friedenreich, na Vila Alpina, das 8h às 13h

No próximo dia 27 de janeiro acontece, em São Paulo, o Festival Olga Kos de Inclusão Esportiva, iniciativa que reafirma o esporte como uma poderosa ferramenta de transformação social. O evento será realizado no Centro Esportivo Arthur Friedenreich, na Vila Alpina, das 8h às 13h, e reunirá cerca de 1.000 participantes, entre crianças, adolescentes, adultos e pessoas idosas, com e sem deficiência.

O festival integra a etapa final de uma série de eventos individuais das modalidades karatê, capoeira, judô e taekwondo, e, por fim, o Festival Olga Kos de Inclusão Esportiva, que teve como propósito viabilizar o acesso inclusivo à prática das artes marciais, promovendo a integração social, o convívio respeitoso e a valorização da diversidade. A proposta é criar um ambiente acolhedor e participativo, no qual pessoas com deficiência ou em situação de vulnerabilidade social possam vivenciar o esporte de forma adaptada, segura e igualitária.

Com formato de Torneio Participativo de Artes Marciais, o evento contará com demonstrações de judô, karatê, capoeira e taekwondo, além de momentos simbólicos e coletivos, como a execução do Hino Nacional, desfile das turmas, entrega de premiação de participação e confraternização entre os participantes, valorizando o engajamento, o esforço individual e o sentimento de pertencimento. A entrada é gratuita e aberta à comunidade, parentes e amigos.

Para Wolf Kos, presidente do Instituto Olga Kos, a realização do festival é a materialização do compromisso do instituto com a causa das pessoas com deficiência: “É uma grande honra realizar o Festival Olga Kos de Inclusão Esportiva, um evento que materializa nosso compromisso com a inclusão, o respeito às diferenças e a democratização do acesso ao esporte. Ver tantas pessoas com e sem deficiência compartilhando o mesmo espaço, aprendendo juntas e celebrando suas conquistas é a maior prova de que o esporte pode transformar vidas e fortalecer uma sociedade mais justa e humana”, afirma.

Ao democratizar o acesso às artes marciais, o projeto contribui para o desenvolvimento físico, emocional e social das pessoas com deficiência. A prática dessas modalidades estimula a coordenação motora, o equilíbrio, a disciplina e a autonomia, além de fortalecer a autoestima, a autoconfiança e a socialização. Em um contexto inclusivo, as artes marciais também promovem valores como respeito, cooperação e superação de limites.

O Festival Olga Kos de Inclusão Esportiva também se propõe a ser um catalisador para novas iniciativas sociais e esportivas, ampliando o impacto do projeto para outras regiões da cidade de São Paulo e fortalecendo a construção de uma sociedade mais justa, plural e inclusiva.

Festival Olga Kos de Inclusão Esportiva
Local: Centro Esportivo Arthur Friedenreich
Endereço: Rua Jacinto Menezes Palhares, 148 – Vila Alpina – São Paulo/SP
Data: 27 de janeiro
Horário: das 8h às 13h

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore