Fisioterapeuta neurocientista lança Guia Prático da Postura

Fisioterapeuta neurocientista lança Guia Prático da Postura

Em curso online, Juliana Thomé dá dicas posturais para evitar dores durante atividades cotidianas, como dirigir e lavar louça

Com pequenos ajustes diários e exercícios rápidos, é possível “reprogramar” o cérebro para prevenir dores. É o que ensina a fisioterapeuta, mestre em Neurociências, Juliana Thomé, no Guia Prático da Postura, lançado em um workshop gratuito para profissionais com trabalhos administrativos.

Com o lançamento do curso, Juliana tem como objetivo democratizar o conhecimento científico e traduzir conceitos em dicas de como manter uma postura saudável durante as atividades do dia a dia. A proposta é reprogramar o cérebro para evitar dores e desconfortos ao realizar os movimentos comuns utilizados para trabalhar, dirigir, limpar a casa e dormir, por exemplo. Com linguagem simples e acessível, o curso vai além do senso comum, respaldado por 10 anos de experiência clínica de Juliana Thomé e em estudos da neurociência.

O Guia não traz um protocolo fixo de tratamento, mas orientações que “reprogramam o cérebro” para automatizar a melhor postura e o movimento correto em cada atividade, independentemente do estilo de vida. Além disso, o curso oferece treinos práticos para fortalecer a musculatura necessária à manutenção de uma boa postura e inclui meditação guiada para auxiliar na consciência corporal.

“Meu objetivo com este curso é descomplicar a ciência e mostrar para a população que não é normal viver com dor nas costas, no ombro, nos joelhos e no quadril. Muita gente pensa que um dia cheio de atividades significa necessariamente dores nas articulações e tensão nos ombros, investindo em atividades de alto custo para tentar relaxar os músculos doloridos, sem sucesso. O que eu ensino é que com um baixo investimento, exercícios em casa e pequenos ajustes, é possível levar uma vida sem dores causadas por uma postura equivocada”, afirma Juliana Thomé.

Dicas para o trabalho em escritório

Durante o lançamento do curso Guia Prático da Postura, a Clínica Calen, localizada em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, promoveu um workshop gratuito para profissionais que atuam com o uso de computadores e celulares, tanto em home office quanto em escritórios. Na ocasião, compartilhou algumas das principais dicas com os participantes.

Computador

  • Não tente ajustar a postura da coluna colocando as costas mais para trás ou para frente. Em vez disso, comece encaixando a pelve na cadeira de forma confortável e depois acomodar-se no encosto
  • Use pequenas almofadas para se posicionar na cadeira
  • Mantenha o tronco próximo à mesa, evitando deixar a cadeira longe da mesa. Para isso, opte por uma cadeira em que o braço entre debaixo da escrivaninha
  • Deixe tudo o que você mais usa no centro da mesa: caderno, caneta, garrafinha de água, entre outros objetos. Assim, você evita inclinar o tronco o tempo todo
  • Quando precisar, vire a cadeira toda em vez de girar a cervical e o tronco
  • Sempre fique de frente para o computador e ajuste a posição da tela de forma confortável

Celular

  • Se for usar o smartphone por muito tempo, sente-se e use uma almofada para apoiar os braços e não se cansar
  • Segure o celular com as duas mãos e use os dois polegares para digitar
  • Varie a forma de digitar usando o dedo indicador para descansar o polegar
  • Opte por usar recursos de voz
  • Direcione o olhar para o celular em vez de abaixar a cabeça

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore