Fisioterapia neurofuncional: como o apoio da família pode transformar o tratamento de crianças

O envolvimento dos pais e cuidadores fortalece os resultados da fisioterapia e também das demais áreas da habilitação infantil, promovendo o desenvolvimento motor e emocional de crianças com o desenvolvimento atípico  

Dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022, indicam que existem aproximadamente 760 mil crianças no Brasil, entre dois e nove anos, que apresentam algum tipo de deficiência. Esse número representa 4,1% da população total de deficientes no país, que soma 18,6 milhões de indivíduos.

Dentre essas crianças, muitas enfrentam desafios significativos no desenvolvimento, o que inclui uma condição muito prevalente na infância, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesse contexto, o apoio familiar desempenha um papel fundamental nos tratamentos necessários, incluindo a fisioterapia.

“A intervenção da fisioterapia no desenvolvimento das habilidades motoras, além das habilidades sociais e de comunicação, pode promover a independência das crianças com desenvolvimento atípico”, afirma a Prof.ª Dra. Juliana Bilhar, fisioterapeuta com doutorado e mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Fisioterapia Neurofuncional.

A especialista enfatiza que o apoio da família é essencial para maximizar os resultados das sessões de fisioterapia. Quando os pais e familiares se envolvem ativamente, seguindo as orientações dos profissionais e praticando as atividades orientadas em casa, os avanços se tornam mais rápidos e significativos. Esse envolvimento não só fortalece o vínculo entre a família e a criança, mas também cria um ambiente mais favorável ao aprendizado e à superação dos desafios que surgem durante o desenvolvimento infantil.

“A participação da família é mais importante do que a de qualquer profissional que esteja acompanhando a criança, e a continuidade das atividades em casa é fundamental para o sucesso do tratamento. Pais e cuidadores podem reforçar as atividades prescritas, como brincadeiras para o equilíbrio, jogos que envolvam a coordenação motora, e estes podem ser facilmente integrados à rotina familiar”, afirma a Dra. Juliana.

Ela ainda destaca que a brincadeira pode ser uma grande aliada nesse processo: “Ao transformar os exercícios em atividades lúdicas, como jogos ou desafios divertidos, os pais tornam o momento mais agradável para a criança e estimulam o desenvolvimento motor de forma natural e prazerosa”.

Segundo a fisioterapeuta, o papel dos pais vai além da prática física. “O envolvimento familiar cria um ambiente de acolhimento e estímulo, essencial para o progresso emocional e social da criança. 

Com brincadeiras e encorajamento diário, os pais reforçam não só os ganhos motores, mas também ajudam a criança a enfrentar desafios e superar frustrações, potencializando o impacto da fisioterapia”, finaliza a especialista.

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore