Foro Regional de Santana celebra 40 anos com instalação da Central de Intermediação em Libras e UPJs

Foro Regional de Santana celebra 40 anos com instalação da Central de Intermediação em Libras e UPJs

O Tribunal de Justiça de São Paulo realiza, na segunda-feira (15), às 11 horas, cerimônia de comemoração aos 40 anos da inauguração do Foro Regional de Santana. Para marcar a celebração, o Judiciário instala a Central de Intermediação em Libras (CIL) e três Unidades de Processamento Judicial (UPJs), e inaugura a exposição “Memorial Santana”, em solenidade conduzida pelo presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia.

Para o juiz diretor do fórum, José Fabiano Camboim de Lima, celebrar os 40 anos do Foro Regional de Santana “é reconhecer a trajetória de serviços prestados em benefício da população da Região Norte da Capital, que reúne cerca de 2,5 milhões de habitantes”. “Após quatro décadas, o Judiciário da zona norte continua a se reinventar para melhor atender ao jurisdicionado”, destaca. O FR de Santana tem cerca de 130 mil processos em andamento, entre feitos de competência Cível, Criminal, da Família e das Sucessões, da Infância e da Juventude, do Juizado Especial Cível e de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.

Central de Intermediação em Libras – Esse é o 5º posto de atendimento da CIL, serviço que garante acessibilidade ao mediar a comunicação de pessoas com deficiência auditiva nas audiências e atendimentos ao público, com o auxílio de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais. A ação é fruto de parceria do Tribunal, com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo. A pessoa com deficiência auditiva ou surda faz a leitura de um QR Code disponibilizado na entrada do fórum, com auxílio de um agente de fiscalização. É iniciado o atendimento prévio com a Central, que faz a tradução simultânea da Língua Portuguesa para a Libras, por meio de videochamada com um intérprete. Depois, o usuário é encaminhado para uma sala, para a continuidade do atendimento por meio de equipamento acessível. Mais informações aqui.

Unidades de Processamento Judicial – As UPJs atendem demandas das 1ª a 5ª e das 6ª a 9ª Varas Cíveis e das 1ª a 5ª Varas da Família e das Sucessões, que tem como corregedores, respectivamente, os juízes Carlos Alexandre Böttcher, Carina Bandeira Margarido Paes Leme e Caio Salvador Filardi. As UPJs unificam os ofícios de mesma competência e dão mais eficiência ao andamento dos processos. O modelo adota uma nova divisão de tarefas e melhor distribuição dos recursos humanos e do espaço físico. As antigas seções se transformam em equipes mais ágeis, com funções específicas e gestores responsáveis. As varas atreladas à UPJ permanecem independentes e os gabinetes dos juízes recebem reforço no quadro funcional. Estudos mostram que o modelo gera aumento de produtividade de 60% em comparação ao formato tradicional dos ofícios.

Exposição “Memorial Santana” – A mostra, disponível nos formatos físico e digital, conta a história do Judiciário de Santana e suas origens, personalidades e processos históricos, além da evolução na região e nos edifícios. Também resgata os aspectos geográficos e o rico patrimônio histórico e cultural da Zona Norte paulista. O evento conta, ainda, com a exposição “Tribunal da Justiça paulista: sua história, seus personagens”, alusiva aos 150 e 151 anos do TJSP – acesse o acervo virtual.

Celebração dos 40 anos do Foro Regional de Santana e instalações da CIL e UPJs

Quando: 15/9 (segunda-feira)

Atendimento à imprensa: 10h45

Início da solenidade: 11 horas

Local: Avenida Engenheiro Caetano Álvares, 594 – Casa Verde – São Paulo

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore