Fundação Dorina Nowill oferece cursos de Audiodescrição pela plataforma Central de Formações

Com a missão de proporcionar oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para todos que buscam conhecimento sobre acessibilidade, inclusão e saúde visual, a plataforma disponibiliza 9 cursos para todos os públicos e com acesso gratuito a pessoas cegas e com baixa visão.

Fundação Dorina Nowill para Cegos, referência em inclusão social de pessoas cegas e com baixa visão, anuncia a abertura de mais um curso em sua plataforma de Educação a Distância (EAD), a Central de Formações. O sistema oferece cursos especializados abertos para todos que têm interesse, promovendo a inclusão e a capacitação profissional. 

Dessa vez, a oferta feita é referente ao curso de Introdução à Audiodescrição, que é de suma importância para a inclusão, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão possam compreender conteúdos com imagens, garantindo acesso igualitário à cultura, educação e entretenimento. Além disso, oferece oportunidades de emprego em setores como televisão, cinema e educação.

As aulas cobrem todos os meios de aplicação deste recurso, bem como suas etapas de produção, desde as técnicas de descrição da imagem até o roteiro e gravação do áudio. A proposta aborda o mercado e a profissão de audiodescritor nas funções de narrador, roteirista e consultor. O curso tem início em 03 de julho de 2024 e término em 07 de agosto de 2024, com aulas gravadas na plataforma e aulas ao vivo às quartas-feiras, das 19h00 às 21h00, via Microsoft Teams, totalizando uma carga horária de 80 horas a um valor único de R$600,00, que é revertido para a habilitação e reabilitação na Fundação Dorina. As vagas são limitadas*.

Todas as pessoas cegas e com baixa visão, que possuem laudo médico comprovando sua condição visual, com CID, têm direito ao acesso gratuito aos cursos da Central de Formações. Para aproveitar o benefício, é necessário se cadastrar na Dorinateca, a biblioteca virtual da Fundação Dorina, disponível em dorinateca.org.br. Ao preencherem seus dados pessoais, os interessados devem anexar o laudo médico para comprovação do estado da visão. Após a aprovação do cadastro na Dorinateca, basta entrar em contato com a Central de Formações pelo WhatsApp da Fundação Dorina, no número (11) 5087-0999, para garantir o acesso gratuito aos cursos.

Para os demais usuários, a inscrição deve ser feita por meio do https://cursos.fundacaodorina.org.br e o valor pode ser pago via Pix, Boleto ou Cartão de Crédito em até 12x sem juros.

O corpo docente do curso é composto por profissionais altamente qualificados. A professora Patrícia Silva de Jesus, conhecida como Patrícia Braille, é mestra em Educação Científica, Inclusão e Diversidade pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. A equipe também conta com Silvânia Macêdo, consultora de audiodescrição; Andréia Aparecida da Silva Queiroz, integrante do time Comercial – Soluções em Acessibilidade e conteudista; e Flávio Coelho, bacharel em Comunicação Social – Rádio e TV pela Universidade São Judas Tadeu, pós-graduado em Audiodescrição pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF/MG, e em Business Management pela Lambton College Toronto (CA).

 *consulte nossa equipe para verificar condições e disponibilidade

Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos 

A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há 78 anos se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional. 

Responsável por um dos maiores parques gráficos braille em capacidade produtiva da América Latina, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil. 

A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, audiodescrição e consultorias especializadas como acessibilidade arquitetônica e web. Com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual. 

Mais detalhes no site.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore