Fundação Dorina Nowill para Cegos é apoiadora do principal evento global sobre deficiência visual

Fundação Dorina Nowill para Cegos é apoiadora do principal evento global sobre deficiência visual

Com quase 80 anos de atuação, a instituição brasileira reforça compromisso com inclusão, acessibilidade e cooperação nacional e internacional

Referência nacional na inclusão de pessoas cegas e com baixa visão, a Fundação Dorina Nowill para Cegos participará do 11° Encontro Mundial da Deficiência Visual, que acontece de 1º a 5 de setembro de 2025, no Centro de Convenções Distrito Anhembi, em São Paulo.

A Fundação Dorina levará sua expertise de quase 80 anos em inclusão e acessibilidade, nas áreas de educação, reabilitação, empregabilidade e produção de materiais acessíveis. 

O evento, idealizado pela Organização Nacional de Cegos do Brasil e pela União Mundial de Cegos – A edição de 2025 marca também um momento histórico: quase 50 anos após a criação da União fundada com protagonismo brasileiro – em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro e a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais, tem como objetivo ampliar o diálogo sobre acessibilidade, autonomia e oportunidades reais para pessoas com deficiência visual. 

Além de mediar mesas de discussão, a Fundação Dorina estará presente no evento também com um estande, localizado em frente à entrada principal. Uma das características do espaço será a presença de recursos de acessibilidade, incluindo QR Code com audiodescrição e todo o material impresso em formato acessível. O estande terá o braille como tema principal: “Pontos viram letras”, e contará com:

  • Máquina de escrever braille – os participantes terão a explicação e a possibilidade de escrever o próprio nome com o auxílio de pedagogos;
  • Impressora digital braille, com demonstração em tempo real de impressão de um certificado para os visitantes;
  • Linha braille – funcionalidades do equipamento e utilização na Reabilitação;
  • Espaço de ativação com Takkyu Volley – modalidade esportiva adaptada que combina elementos do tênis de mesa e do voleibol – para interação e experiência prática com o esporte adaptado;
  • Massoterapia, com os alunos e profissionais do curso da Fundação Dorina, no último dia do evento para trazer o momento de relaxamento aos visitantes. 

As oficinas e palestras da Fundação Dorina ocorrerão no Espaço Louis Braille, localizado próximo ao estande:

Dia 4/9

  • 9h às 10h30 – Oficina: Alfabetização com o LEGO® Braille Bricks: ludicidade e inclusão.

Profissionais: Maria Cristina Godoy Cruz Felippe, Maria Regina Marques Lopes Silva, Ika Fleury, Regina Fátima Caldeira de Oliveira, Gabriela Nascimento Ribeiro e Paula Regina Freire Fernandes de Barros. 

A oficina apresenta o LEGO® Braille Bricks, recurso que une brincadeira e aprendizado para crianças com e sem deficiência visual. O encontro propõe reflexões sobre inclusão, planejamento de atividades pedagógicas lúdicas e experiências práticas de uso do LBB em sala de aula, destacando o papel dos educadores na construção de ambientes escolares mais inclusivos.

  • 11h às 12h30 – Oficina: A intervenção Prevenção Precoce e o Brincar como ferramenta de desenvolvimento, aprendizagem e interação social da criança com deficiência visual

Profissionais: Daniele Sales Ramos Lopes – Fisioterapeuta e Nanci Hara – Terapeuta Ocupacional da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

A oficina abordará a importância das brincadeiras e brinquedos no desenvolvimento motor, físico, cognitivo, emocional e social das crianças com deficiência visual. Serão apresentadas atividades práticas. 

  • 14h30 às 16h – Oficina: Musicoterapia como ferramenta na reabilitação visual

Profissional: Grazielly Schunemann – Psicóloga e Musicoterapeuta da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

A musicoterapia será apresentada como recurso terapêutico capaz de promover saúde emocional, sensorial e cognitiva para pessoas com deficiência visual, com benefícios como: estímulo sensorial, expressão e comunicação, desenvolvimento cognitivo, redução do estresse e ansiedade, criatividade, integração social e bem-estar emocional.

Dia 5/9

  • 9h às 10h30 – Palestra: Takkyu Volley como ferramenta para a reabilitação visual

Profissionais: Jorge Sidnei de Andrade e Raquel Delgado Ramos – Professores de Orientação e Mobilidade da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

A palestra destacará o potencial do Takkyu Volley como instrumento de inclusão social, reabilitação visual e promoção do bem-estar.

“A Fundação Dorina tem muito orgulho em ser uma das apoiadoras deste evento de grande representatividade para a causa das pessoas com deficiência visual. Nossa presença é uma oportunidade de compartilhar conhecimento, trocar experiências e reafirmar o nosso compromisso com a inclusão e a acessibilidade”, destaca Eduardo de Oliveira, presidente do Conselho Curador da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Pioneiro no Brasil, o evento reúne, em um único espaço, esporte, cultura, educação, lazer e tecnologia assistiva, promovendo a valorização dos direitos e do potencial das pessoas com deficiência visual. Para mais informações: https://mundialdadeficienciavisual.com.br/ 

Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos

A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há mais de 7 décadas se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional. 

Responsável por um dos maiores parques gráficos braille em capacidade produtiva da América Latina, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil. 

A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, audiodescrição e consultorias especializadas como acessibilidade arquitetônica e web. Com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual. 

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore