Fundação Dorina Nowill para Cegos é apoiadora do principal evento global sobre deficiência visual

Fundação Dorina Nowill para Cegos é apoiadora do principal evento global sobre deficiência visual

Com quase 80 anos de atuação, a instituição brasileira reforça compromisso com inclusão, acessibilidade e cooperação nacional e internacional

Referência nacional na inclusão de pessoas cegas e com baixa visão, a Fundação Dorina Nowill para Cegos participará do 11° Encontro Mundial da Deficiência Visual, que acontece de 1º a 5 de setembro de 2025, no Centro de Convenções Distrito Anhembi, em São Paulo.

A Fundação Dorina levará sua expertise de quase 80 anos em inclusão e acessibilidade, nas áreas de educação, reabilitação, empregabilidade e produção de materiais acessíveis. 

O evento, idealizado pela Organização Nacional de Cegos do Brasil e pela União Mundial de Cegos – A edição de 2025 marca também um momento histórico: quase 50 anos após a criação da União fundada com protagonismo brasileiro – em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro e a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais, tem como objetivo ampliar o diálogo sobre acessibilidade, autonomia e oportunidades reais para pessoas com deficiência visual. 

Além de mediar mesas de discussão, a Fundação Dorina estará presente no evento também com um estande, localizado em frente à entrada principal. Uma das características do espaço será a presença de recursos de acessibilidade, incluindo QR Code com audiodescrição e todo o material impresso em formato acessível. O estande terá o braille como tema principal: “Pontos viram letras”, e contará com:

  • Máquina de escrever braille – os participantes terão a explicação e a possibilidade de escrever o próprio nome com o auxílio de pedagogos;
  • Impressora digital braille, com demonstração em tempo real de impressão de um certificado para os visitantes;
  • Linha braille – funcionalidades do equipamento e utilização na Reabilitação;
  • Espaço de ativação com Takkyu Volley – modalidade esportiva adaptada que combina elementos do tênis de mesa e do voleibol – para interação e experiência prática com o esporte adaptado;
  • Massoterapia, com os alunos e profissionais do curso da Fundação Dorina, no último dia do evento para trazer o momento de relaxamento aos visitantes. 

As oficinas e palestras da Fundação Dorina ocorrerão no Espaço Louis Braille, localizado próximo ao estande:

Dia 4/9

  • 9h às 10h30 – Oficina: Alfabetização com o LEGO® Braille Bricks: ludicidade e inclusão.

Profissionais: Maria Cristina Godoy Cruz Felippe, Maria Regina Marques Lopes Silva, Ika Fleury, Regina Fátima Caldeira de Oliveira, Gabriela Nascimento Ribeiro e Paula Regina Freire Fernandes de Barros. 

A oficina apresenta o LEGO® Braille Bricks, recurso que une brincadeira e aprendizado para crianças com e sem deficiência visual. O encontro propõe reflexões sobre inclusão, planejamento de atividades pedagógicas lúdicas e experiências práticas de uso do LBB em sala de aula, destacando o papel dos educadores na construção de ambientes escolares mais inclusivos.

  • 11h às 12h30 – Oficina: A intervenção Prevenção Precoce e o Brincar como ferramenta de desenvolvimento, aprendizagem e interação social da criança com deficiência visual

Profissionais: Daniele Sales Ramos Lopes – Fisioterapeuta e Nanci Hara – Terapeuta Ocupacional da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

A oficina abordará a importância das brincadeiras e brinquedos no desenvolvimento motor, físico, cognitivo, emocional e social das crianças com deficiência visual. Serão apresentadas atividades práticas. 

  • 14h30 às 16h – Oficina: Musicoterapia como ferramenta na reabilitação visual

Profissional: Grazielly Schunemann – Psicóloga e Musicoterapeuta da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

A musicoterapia será apresentada como recurso terapêutico capaz de promover saúde emocional, sensorial e cognitiva para pessoas com deficiência visual, com benefícios como: estímulo sensorial, expressão e comunicação, desenvolvimento cognitivo, redução do estresse e ansiedade, criatividade, integração social e bem-estar emocional.

Dia 5/9

  • 9h às 10h30 – Palestra: Takkyu Volley como ferramenta para a reabilitação visual

Profissionais: Jorge Sidnei de Andrade e Raquel Delgado Ramos – Professores de Orientação e Mobilidade da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

A palestra destacará o potencial do Takkyu Volley como instrumento de inclusão social, reabilitação visual e promoção do bem-estar.

“A Fundação Dorina tem muito orgulho em ser uma das apoiadoras deste evento de grande representatividade para a causa das pessoas com deficiência visual. Nossa presença é uma oportunidade de compartilhar conhecimento, trocar experiências e reafirmar o nosso compromisso com a inclusão e a acessibilidade”, destaca Eduardo de Oliveira, presidente do Conselho Curador da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Pioneiro no Brasil, o evento reúne, em um único espaço, esporte, cultura, educação, lazer e tecnologia assistiva, promovendo a valorização dos direitos e do potencial das pessoas com deficiência visual. Para mais informações: https://mundialdadeficienciavisual.com.br/ 

Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos

A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há mais de 7 décadas se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional. 

Responsável por um dos maiores parques gráficos braille em capacidade produtiva da América Latina, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil. 

A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, audiodescrição e consultorias especializadas como acessibilidade arquitetônica e web. Com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual. 

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore