Fundação Dorina Nowill para Cegos oferece workshops para RHs sobre inclusão e combate ao capacitismo

Fundação Dorina Nowill para Cegos oferece workshops para RHs sobre inclusão e combate ao capacitismo

Com quase oito décadas de atuação, instituição amplia impacto social, projeta crescimento de 50% em sua capacidade de atendimento em 2026 e, neste mês, oferece workshops que estimulam reflexões sobre capacitismo e inclusão

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro,  é um convite à reflexão sobre conquistas, barreiras e caminhos para uma sociedade mais inclusiva. Nesse cenário, a Fundação Dorina Nowill para Cegos se destaca como referência nacional: há quase 80 anos, oferece gratuitamente serviços de habilitação, reabilitação, livros acessíveis e programas que promovem educação, cultura, empregabilidade e autonomia para pessoas cegas ou com baixa visão.

Embora o Brasil conte com legislações importantes, como a Lei Brasileira de Inclusão, os desafios permanecem — das barreiras físicas às atitudinais, passando pelo acesso à comunicação. Em 2024, a Fundação Dorina registrou 50.612 atendimentos, o maior impacto de sua história recente, ampliando o alcance junto às pessoas com deficiência visual e suas famílias. Para 2025, a instituição avança em parcerias estratégicas e projetos transformadores, enquanto prepara a ampliação de sua sede, que permitirá aumentar em 50% a capacidade de atendimento em 2026.

Mais do que números, a atuação se traduz em iniciativas inovadoras, como o Centro de Memória Dorina Nowill, oficinas culturais e esportivas, cursos de formação e campanhas de conscientização. E, por conta deste mês de mobilização em torno da inclusão, a Fundação Dorina reforça esse compromisso oferecendo workshops especialmente voltados a empresas e instituições que desejam compreender e enfrentar o capacitismo, fortalecer práticas de acessibilidade e promover ambientes mais humanos e inclusivos.

Esses encontros têm foco em formação atitudinal e são conduzidos por especialistas — incluindo pessoas com deficiência visual — que estimulam reflexões profundas sobre mitos e verdades relacionados à deficiência, barreiras físicas e comportamentais, comunicação acessível, empatia e inclusão como valor estratégico. Disponíveis em formatos presenciais ou online, com certificação, os workshops têm como objetivo romper barreiras invisíveis, promover mudanças culturais e apoiar a construção de ambientes de trabalho inclusivos.

“Nosso compromisso é expandir cada vez mais nosso impacto, garantindo que pessoas com deficiência visual tenham acesso a oportunidades que promovam independência, inclusão e qualidade de vida”, afirma Alexandre Munck, superintendente executivo da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos

A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há mais de 7 décadas se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional. 

Responsável por um dos maiores parques gráficos braille em capacidade produtiva da América Latina, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil. 

A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, audiodescrição e consultorias especializadas como acessibilidade arquitetônica e web. Com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual. 

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore