Fundação Dorina Nowill para Cegos oferece workshops para RHs sobre inclusão e combate ao capacitismo

Fundação Dorina Nowill para Cegos oferece workshops para RHs sobre inclusão e combate ao capacitismo

Com quase oito décadas de atuação, instituição amplia impacto social, projeta crescimento de 50% em sua capacidade de atendimento em 2026 e, neste mês, oferece workshops que estimulam reflexões sobre capacitismo e inclusão

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro,  é um convite à reflexão sobre conquistas, barreiras e caminhos para uma sociedade mais inclusiva. Nesse cenário, a Fundação Dorina Nowill para Cegos se destaca como referência nacional: há quase 80 anos, oferece gratuitamente serviços de habilitação, reabilitação, livros acessíveis e programas que promovem educação, cultura, empregabilidade e autonomia para pessoas cegas ou com baixa visão.

Embora o Brasil conte com legislações importantes, como a Lei Brasileira de Inclusão, os desafios permanecem — das barreiras físicas às atitudinais, passando pelo acesso à comunicação. Em 2024, a Fundação Dorina registrou 50.612 atendimentos, o maior impacto de sua história recente, ampliando o alcance junto às pessoas com deficiência visual e suas famílias. Para 2025, a instituição avança em parcerias estratégicas e projetos transformadores, enquanto prepara a ampliação de sua sede, que permitirá aumentar em 50% a capacidade de atendimento em 2026.

Mais do que números, a atuação se traduz em iniciativas inovadoras, como o Centro de Memória Dorina Nowill, oficinas culturais e esportivas, cursos de formação e campanhas de conscientização. E, por conta deste mês de mobilização em torno da inclusão, a Fundação Dorina reforça esse compromisso oferecendo workshops especialmente voltados a empresas e instituições que desejam compreender e enfrentar o capacitismo, fortalecer práticas de acessibilidade e promover ambientes mais humanos e inclusivos.

Esses encontros têm foco em formação atitudinal e são conduzidos por especialistas — incluindo pessoas com deficiência visual — que estimulam reflexões profundas sobre mitos e verdades relacionados à deficiência, barreiras físicas e comportamentais, comunicação acessível, empatia e inclusão como valor estratégico. Disponíveis em formatos presenciais ou online, com certificação, os workshops têm como objetivo romper barreiras invisíveis, promover mudanças culturais e apoiar a construção de ambientes de trabalho inclusivos.

“Nosso compromisso é expandir cada vez mais nosso impacto, garantindo que pessoas com deficiência visual tenham acesso a oportunidades que promovam independência, inclusão e qualidade de vida”, afirma Alexandre Munck, superintendente executivo da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos

A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há mais de 7 décadas se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional. 

Responsável por um dos maiores parques gráficos braille em capacidade produtiva da América Latina, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil. 

A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, audiodescrição e consultorias especializadas como acessibilidade arquitetônica e web. Com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual. 

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore