Fundação Dorina promove Semana da Empregabilidade para pessoas cegas e com baixa visão

No mês que é comemorado o Dia do Trabalho, a Fundação Dorina Nowill para Cegos realiza uma ação gratuita com foco na área de empregabilidade para pessoas cegas e com baixa visão. A Semana da Empregabilidade terá palestras e rodas de conversa com temas relacionados ao mercado de trabalho. Além disso, em todos os dias do evento haverá plantão para cadastro de currículos no banco de talentos da Fundação.
 

O encontro ocorrerá entre os dias 22 e 26 de maio, na sede da Fundação Dorina, localizada na R. Dr. Diogo de Faria, 558 – Vila Clementino, São Paulo — SP. Quem não conseguir comparecer, poderá acompanhar a transmissão online e ao vivo dos eventos. Para ambas as participações — presencial ou online — é necessário fazer o cadastro no link do evento. As vagas são limitadas.
 

Confira a programação completa:
 

22/5 (segunda-feira) – 14h: Mesa redonda – O Poder do Protagonismo de Carreira


Palestrantes:

Darley Oliveira, é uma pessoa cega desde seu 1º ano de vida. É graduado em Administração e atualmente atua como agente de prospecção e líder do grupo de afinidade de pessoas com deficiência na MSD Saúde Animal.

Cristhiane Rufino, é uma pessoa cega. É pós-graduada em Psicologia Jurídica e está se formando em psicanálise Winnicottiana. Atua como psicóloga clínica em um consultório particular, trabalha também em uma biblioteca pública municipal com atendimento às pessoas com deficiência visual e, é consultora em audiodescrição.

Paulo Nascimento, é empreendedor na área de massoterapia, formado desde 2021. Hoje, é tutor do curso de Massoterapia na Fundação Dorina.

23/5 (terça-feira) – 14h: Palestra – Currículo online


Palestrante:

Ana Beatriz Antunes, possui mais de 8 anos nas áreas de comunicação e marketing, tendo passado por experiências com redação, Social Media, Copywriting e Inbound Marketing. Atualmente atua como Supervisora de Comunicação B2C.

24/5 (quarta-feira) – 14h: Mesa redonda – Lei de Cotas e INSS, BPC (Benefício de Prestação Continuada)Auxílio Inclusão


Palestrantes:

Daniela Kovacs, é especialista em Direito do Trabalho pela PUC-SP. Autora do livro “Cão-guia Anjo de Patas”, palestrante e professora de Direitos das Pessoas com Deficiência.

Leonardo Costa, é advogado com especialização em Direito do Trabalho, Previdência social e Direito Administrativo.

25/5 (quinta-feira) – 14h: Workshop – Tecnologias assistivas e as ferramentas corporativas


Palestrantes:

Arthur Minniti, é Analista de Sistemas da FAAP (Faculdade Armando Álvares Penteado), CEO da Tecnovisão, Mundo da Lupa e da Viagem Acessível. O foco do seu trabalho é para promover o acesso de tecnologias assistivas inovadoras para a inclusão das pessoas cegas ou com baixa visão.

Alexandre Santos Costa, é uma pessoa com deficiência visual. Apaixonado por tecnologia e ativista da acessibilidade e inclusão. Foi reconhecido pela Microsoft como Most Valuable Professional (profissional mais valoroso), em 2016 e como TDC RockStar em 2018. Atualmente, é Cloud Solution Architect (Arquiteto de Solução de Nuvem), na Microsoft, contribuindo com a missão de empoderar as pessoas.

26/5 (sexta-feira) – 14h: Mesa redonda – Mundo do trabalho e a deficiência visual


Palestrantes:

Carlos Eduardo Eiji Hayama, realizou sua reabilitação na Fundação Dorina em 2019. Hoje, atua como Engenheiro de Produção pelo Instituto Federal de São Paulo e como Project Management Office (PMO), na empresa Kyndryl.

Simone Belo, a primeira agente de viagens com deficiência visual do Brasil, é especialista em roteiros inclusivos para pessoas com cegueira total ou com baixa visão. Além disso, é fundadora de uma agência de viagem e lazer acessível, advogada e funcionária pública do Estado de São Paulo.

Giselle Mendes, é militante na causa dos cães-guia, atua como analista de Qualidade, possui formação em administração e pós-graduação em gestão da qualidade em TI.

Sheila Cardoso, realizou sua reabilitação na Fundação Dorina, em 2017. É formada em massoterapia, especialista em Quick Massage. Atualmente, atua como Massoterapeuta nas empresas Porto Seguro e Foundever.

De 22 a 26/5 – Das 15h45 às 17h30: Plantão da Empregabilidade para cadastro de CV
 

A equipe de Empregabilidade estará disponível durante toda a semana para tirar dúvidas e realizar o cadastramento de currículos no nosso Banco de Talentos, que conecta empresas e candidatos.

Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos
 

A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há 77 anos se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional.

Responsável por um dos maiores parques gráficos braille em capacidade produtiva da América Latina, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.

A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, sites acessíveis, audiodescrição e consultorias especializadas. Com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore