Genial Care abre inscrições para curso gratuito e online de Terapia Ocupacional no Autismo

País tem menos de 7 terapeutas para cada 100 mil habitantes, muito abaixo do que o recomendado pela OMS; nova formação gratuita busca qualificar profissionais para atuar na área

A Terapia Ocupacional (TO) exerce um papel essencial na promoção da saúde e bem-estar, atuando diretamente na prevenção e no tratamento de indivíduos com alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras. Essas condições podem ser decorrentes de distúrbios genéticos, traumáticos ou de condições adquiridas, incluindo o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Apesar da relevância dessa especialidade, o Brasil conta com cerca de 17.500 terapeutas ocupacionais registrados, o que resulta em uma média de apenas 6,6 profissionais para cada 100 mil habitantes.

No contexto do autismo, a situação é ainda mais urgente. Estima-se que aproximadamente 70 milhões de pessoas no mundo vivam com o TEA, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo mais de 2 milhões apenas no Brasil. Esse cenário aumenta a demanda por profissionais capacitados e especializados para atender a essa população crescente.  

Atenta a essa lacuna, a Genial Care,  rede de cuidado de saúde atípica especializada em crianças autistas e suas famílias,  anuncia a abertura das inscrições para o curso “Integrando a Terapia Ocupacional nas Práticas Baseadas em Evidências no TEA”, com o objetivo de capacitar e preparar terapeutas ocupacionais para suprir essa necessidade crescente e garantir um atendimento de qualidade às crianças e adultos no espectro autista.  

“O atendimento de crianças com autismo é realizado por um time multiprofissional e a evolução da criança também é um reflexo desse trabalho em conjunto. Ao fornecermos uma capacitação global sobre o TEA para terapeutas ocupacionais, conectamos profissionais de diferentes áreas e qualificamos seus conhecimentos para oferecer o melhor suporte possível para as famílias. Nosso objetivo é elevar o padrão de excelência no atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) no país”, afirma a Terapeuta Ocupacional da Genial Care, Thalita Sanchez.

Déficit de profissionais é preocupante no país

Segundo dados do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), nos últimos anos, foi possível observar o crescimento de mais de 35% na contratação formal de terapeutas ocupacionais no país, seja no setor público, principalmente prefeituras do Interior do Estado, ou na iniciativa privada.  

Outros números da mesma organização revelam que o país possui apenas cerca de 17.500 terapeutas ocupacionais, o que corresponde a uma média de 6,6 profissionais para cada 100 mil habitantes, um número consideravelmente abaixo das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).  

A escassez de profissionais qualificados na área da saúde é um desafio recorrente no Brasil. Quando analisamos a realidade da população autista, torna-se evidente a falta de terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos, especialistas fundamentais para o acompanhamento e desenvolvimento dessas crianças.

O déficit estimado é de aproximadamente 24 mil terapeutas ocupacionais, ressaltando a necessidade urgente de investimentos para ampliar a formação e a especialização desses profissionais, garantindo suporte adequado a quem precisa.

Uma equipe multidisciplinar qualificada é essencial para o desenvolvimento global de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), trabalhando aspectos motores, comunicativos, sociais e cognitivos de maneira integrada.

“A terapia ocupacional, por exemplo, analisa o desempenho ocupacional intervindo para a independência e autonomia da criança, enquanto a fonoaudiologia aprimora a comunicação verbal e não verbal. Esses profissionais, quando capacitados para atuar de maneira conjunta, conseguem potencializar os resultados das intervenções, oferecendo às famílias um suporte mais eficiente e personalizado”, declara Thalita.

Como fazer a inscrição para o curso: Integrando a Terapia Ocupacional nas Práticas Baseadas em Evidências no TEA

O curso voltado apenas a profissionais formados em Terapia Ocupacional (TO), que já formou sua primeira turma no ano passado, retorna com inscrições entre os dias 10 e 28 de fevereiro de 2025, com início em 06 de março. Voltado principalmente para profissionais e estudantes da área, o curso explora práticas e abordagens da TO no suporte a crianças e adultos com TEA.

O curso é totalmente gratuito e a inscrição deve ser feita pela página oficial da Genial Care, disponível no link. “Nosso propósito é oferecer suporte prático e emocional para quem convive com o autismo, além de preparar profissionais para lidar com os desafios dessa realidade de maneira mais empática e eficiente,” afirma a Terapeuta Ocupacional da Genial Care.

O acesso ao conteúdo será liberado no dia 6 de março. Entre os dias 18 e 26 de março, os participantes passarão por atividades práticas síncronas e serão avaliados para a definição dos aprovados. Disponibiliza certificação ao final do período. Para mais informações e inscrições, acesse o site oficial dos cursos.

A capacitação, desenvolvida pela Genial Care, emprega conceitos e técnicas inovadoras para formar terapeutas multiprofissionais com uma abordagem holística. Durante as aulas, os participantes terão a oportunidade de interagir com colegas de mercado e instrutores especializados, utilizando uma metodologia de aprendizagem de alto impacto que integra teoria, prática e avaliação.

Além disso, ao concluir os cursos, os profissionais terão como oportunidade se credenciar na Rede Genial de Terapeutas parceiros, caso preencham os requisitos necessários. A Genial Care oferece mentorias e treinamentos contínuos com especialistas do setor. A healthtech visa capacitar profissionais comprometidos com o aprimoramento contínuo, visando sempre o máximo potencial no atendimento e impacto positivo na vida das crianças atípicas e suas famílias.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore