Gestão divulga “busca por voz” no GOV.BR para ampliar inclusão digital

Solução foi desenvolvida para facilitar a cidadania digital de pessoas com deficiência

Para ampliar a inclusão digital neste Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou uma nova funcionalidade no portal do GOV.BR. A partir de agora, já é possível pesquisar os mais de 4.300 serviços digitais por meio da ferramenta de busca por voz. A tecnologia foi desenvolvida para facilitar a cidadania digital de pessoas com deficiência que acessam o GOV.BR pelo celular ou computadores.
 
“Nós temos um olhar de não deixar ninguém para trás na transformação digital. Esta funcionalidade vai simplificar a vida tanto das pessoas com deficiência visual quanto daquelas que possuem alguma dificuldade em digitar, pois queremos que o GOV.BR facilite o dia a dia de todas as pessoas”, disse o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. Para acessar o assistente de voz, basta entrar no Portal Gov.br e clicar na figurinha de microfone no campo de pesquisa “O que você procura?”.

Por enquanto, a funcionalidade está disponível apenas para celulares Android, que são utilizados pela maior parte da população brasileira, e em navegadores como o Chrome e Edge. Em breve, a ferramenta estará disponível para dispositivos que usam IOS e no navegador Safari.

Outras ferramentas

Em 2024, o ministério lançou também uma série de funcionalidades para melhorar a experiência do usuário do GOV.BR. Entre elas, estão o uso da câmera traseira do celular e o comando por voz, para o reconhecimento facial no aplicativo GOV.BR. A medida beneficia diretamente quem tem celulares antigos e pessoas com deficiência, do espectro autista, com doenças neurodegenerativas e idosos. Até o momento, o GOV.BR possui mais de 162 milhões de usuários.

O MGI também atuou para ampliar a inclusão digital por meio de curadorias nas páginas do portal GOV.BR. A proposta do ministério com essa ação é buscar alcançar a média 9.3 na avaliação de acessibilidade por meio da ferramenta acessmonitor.
 
VLibras

Ainda este ano, a Secretaria de Governo Digital (SGD) atuou na evolução e em melhorias da plataforma VLibras em conjunto com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). As aplicações dessa solução permitem que pessoas surdas acessem conteúdo multimídia em sua língua natural de comunicação, o que contribui com a acessibilidade em computadores, dispositivos móveis e páginas Web.

Entre as inovações, está a adição de mais de 1.680 sinais. Além disso, mais de 90% dos serviços do portal gov.br já foram tratados no VLibras. Em fevereiro deste ano, o VLibras foi agraciado com o recebimento do Prêmio Internacional Projeto Zero 2024 em Viena, na Áustria.

Como usar o GOV.BR

Para utilizar a plataforma, o primeiro passo é acessar a loja do seu dispositivo e fazer o download do GOV.BR.  Após abrir o aplicativo, digite seu CPF e clique em “continuar”, para criar ou alterar sua conta.  No primeiro acesso, é preciso realizar o cadastro. O cidadão preenche um formulário simples e seus dados podem ser validados na Receita Federal ou no INSS.  Todavia, esse formulário só permite o nível bronze. Nesse caso, utilizar o aplicativo é uma vantagem, pois a ferramenta já oferece automaticamente a opção para o aumento de nível de conta.

Para avançar para o nível Prata, os cidadãos devem fazer biometria facial com a CNH, ser servidor público federal, ou fazer o login pelo banco, caso a instituição financeira seja uma das 14 que estão credenciadas. São elas: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank, Sicredi, Mercantil do Brasil e PicPay/Original, BTG Pactual e Nubank.

 Já para ter o máximo de segurança, é preciso ter uma conta Ouro. Para esse nível, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou, ainda, a partir de um certificado digital compatível com a ICP-Brasil. Em caso de dúvidas, acesse gov.br/conta

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore