Globo apresenta ‘Falas de Acesso’ na segunda-feira, em rede nacional

Globo apresenta 'Falas de Acesso' com Pequena Lô e Tata Mendonça

Exibida na semana do “Dia Nacional da Pessoa com Deficiência”, a atração contará com talentos da TV, do humor e da internet

Um pouco de stand up comedy e um pouco de reflexão: assim como os demais episódios do projeto Falas deste ano, o Falas de Acesso tem o riso como o principal aliado para uma boa e necessária conversa sobre o universo das pessoas com deficiência. Apresentado pelas influenciadoras e comediantes Pequena Lo e Tata Mendonça, a atração traz diversos quadros bem-humorados sobre situações, comportamentos e termos capacitistas utilizados frequentemente pela sociedade. O especial será exibido na TV Globo dia 22 de setembro.

Com um elenco majoritariamente composto por PCDs, um dos grandes diferenciais da atração deste ano é o humor como porta de entrada para conscientização e o riso como um jeito de acolher. “A gente também sabe ser apresentadora. A gente também pode ser atriz. Cada um tem o seu talento. Mas o humor traz essa facilidade de você conseguir falar de uma forma mais fácil com quem estiver assistindo”, explica Pequena Lo. Falas de Acesso também trará representatividade para a TV aberta, através dos diversos talentos que vão participar da programação, como o comediante Vini Santos (@ovini.santos), a escritora Amanda Soares (@pcdperigosa) e o ator Gigante Leo (@gianteleo). “Eu estou apresentando um programa, onde a Globo dá essa visibilidade para temas muito importantes. Eu acho que as pessoas vão saber, de uma vez por todas, que a gente merece estar em todos os acessos”, completou a outra apresentadora do especial, Tata Mendonça.

Cada personagem terá o seu estilo, suas individualidades e memórias. As histórias podem se entrelaçar, pois a ideia é falar de uma questão coletiva respeitando o individual. Acessibilidade é um ponto chave que fortalece a narrativa de cada quadro da atração, seja por uma piada, uma observação, uma crítica, ironia ou até mesmo uma denúncia indiretamente. “Acho que uma das maiores questões que a PCD tem é a falta de acessibilidade e a falta de empatia. Então, eu acho que um programa que trata esse assunto de forma leve e divertida pode ser importante para que a gente quebre alguns estigmas sobre essa comunidade”, afirma a roteirista Veronica Debom.

Com direção artística de Matheus Malafaia, o especial reúne talentos diversos e visa criar conexões através dos quadros durante o programa. “A gente vai botar uma lente de aumento em algumas situações do cotidiano das pessoas com deficiência, queremos provocar discussão e debate na família. De que forma a gente pode pensar uma sociedade mais inclusiva, mais acessível e desmistificar um pouco a maneira como a sociedade trata as pessoas com deficiência?”, indaga o diretor. Para ele, Falas de Acesso não vem somente com a intenção de “quebrar tabus”, mas de reparar a falta de conhecimento que muita gente tem a respeito quando o assunto é ser PCD. Setembro é o mês oficial da luta pela inclusão social de pessoas com deficiência e para a apresentadora Pequena Lo, “Incluir é, além de tudo, a pessoa aprender a respeitar”. Já Tata Mendonça acredita que, com o alcance da atração, o tema vai ganhar a força que sempre mereceu.

Falas de Acesso tem redação final de Veronica Debom e tem direção artística de Matheus Malafaia. A produção executiva é de Claudio Dager, produção de Silvana Feu e direção de gênero de Patricia Pedrosa.

    CRÉDITO/IMAGEM: Pedro Baião participa do ‘Falas de Acesso’ — Foto: Globo/ Divulgação

    Compartilhe esta notícia:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Aviso de Direitos Autorais

    Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
    Todos os Direitos Reservados.
    Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
    Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
    A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore