Gol é acusada de impedir viagem de PcD com ventilador mecânico

O impasse foi criado na última semana enquanto casal ocupava uma aeronave da Gol em Brasília. Empresa divulga nota sobre o caso.

O Diário PcD teve acesso a uma nota de solidariedade emitida pela Fundação João Mangabeira sobre o fato que ocorreu no Aeroporto Internacional de Brasília.

“Por meio desta nota manifestamos nossa solidariedade à Coordenadora do PSB Inclusão Nacional (segmento de defesa do direito da pessoa com deficiência do Partido Socialista Brasileiro) @luciana.inclusão Luciana Trindade, pelo ocorrido na noite da última quinta-feira, 24, quando ela, que viajava com o marido, Anselmo Araújo, deficiente visual, foi retirada de um vôo da companhia aérea GOL @voegoloficial pela Polícia Federal porque a empresa aérea não a deixou viajar de Brasília para São Paulo com um ventilador mecânico, aparelho usado por ela para respirar pois sua capacidade pulmonar é de apenas 14%”.

Ainda de acordo com a instituição, “a ativista socialista viaja com frequência usando o aparelho e havia viajado de São Paulo para Brasília dois dias antes, nas mesmas condições, sem impedimentos”.

Luciana sofre de Distrofia Muscular Congênita (doença degenerativa que causa fraqueza muscular), é cadeirante e ativista pelos direitos das pessoas com deficiência. O casal passou horas no aeroporto sem receber nenhuma explicação e sem conseguir viajar. Só conseguiram embarcar no dia seguinte por outra empresa aérea. “Ela foi vítima justamente daquilo que combate: o preconceito contra pessoas que possuem alguma deficiência. Manifestamos de público nosso total repúdio à empresa Gol Linhas aéreas pelo preconceito, falta de sensibilidade e desprezo por seus clientes. Informamos ainda que serão tomadas as medidas judiciais cabíveis para reparação dos danos materiais, decorrentes das despesas extras, e pessoais, causados pelo constrangimento”.

Em uma das redes sociais, Trindade publicou que “você que apoia a acessibilidade, repudia o capacitismo e gostaria de viver em uma sociedade mais justa e inclusiva, participe dessa campanha e compartilhe nas suas redes sociais”. A ativista publicou #GolMeDeixeRespirar! Nossas vidas importam! Ela também publicou uma foto, em que está usando o bipap no centro da imagem, onde destaca 28 de fevereiro Dia Mundial das Doenças Raras.

Segue a nota da GOL sobre o caso:

Em relação à Cliente do voo 1405 (BSB-GRU), a GOL informa que todo passageiro que necessita de tratamento especial durante um voo por motivo de saúde precisa preencher até 72h antes do embarque o MEDIF (sigla em inglês para Formulário de Informações para Passageiros com Necessidades Especiais) e apresentar à Companhia. 

No caso citado, a Cliente não apresentou este documento no momento do check-in, informando apenas no processo de embarque que faria uso do equipamento.

Ela foi orientada a respeito do preenchimento do MEDIF e teve oferecida a remarcação sem custos da passagem. A GOL reforça que os procedimentos tomados estão de acordo com as exigências de todos os órgãos reguladores em relação ao uso de equipamentos médicos durante voos comerciais, visando a Segurança da Cliente e de todos a bordo. Para mais informações sobre o MEDIF, acesse: https://www.voegol.com.br/informacoes/assistencia-especial/atestado-medico-medif

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore