Governo de SP desrespeita ALESP e não responde informações sobre isenções PcD

Governo de SP desrespeita ALESP e não responde informações sobre isenções PcD

Constituição Estadual prevê crime de responsabilidade para autoridade que não responder a Requerimento de Informações apresentado por Deputado Estadual

Em 6 de dezembro de 2024 foi publicado em Diário Oficial do Poder Legislativo de São Paulo o Requerimento de Informação 407, de autoria do Deputado Estadual Carlos Giannazi, endereçado ao Secretário de Justiça e Cidadania, solicitando informações sobre procedimentos do IMESC – Instituto de Medicina Social e de Criminologia para a obtenção de laudos periciais de Pessoas com Deficiência para fins de obtenção de isenção do IPVA na aquisição de veículos em São Paulo.

De acordo com o parlamentar “as pessoas com deficiência que buscam a isenção do IPVA na aquisição de veículos em São Paulo permanecem enfrentando problemas com as regras criadas pelo Governo Estadual, desde a edição do Decreto 66.470 que determina a obrigatoriedade de perícias médicas com homologados pelo IMESC Instituto de Medicina Social e de Criminologia, vinculado a Secretaria de Justiça e Cidadania. A falta de informações nos sítios oficiais e as dificuldades narradas por Associados da ANAPcD – Associação Nacional de Apoio às Pessoas com Deficiência traz preocupação para esse parlamentar, que busca garantir os direitos desse segmento”.

Até o fechamento desta matéria, não foi disponibilizada a resposta do Secretário no site oficial da ALESP.

Em 13 de março, Rodrigo Del Nero, Secretário Geral Parlamentar da ALESP, endereçou Ofício a Fábio Prieto de Souza, titular da Secretaria da Justiça e Cidadania, reiterando que a resposta ao Requerimento de Informação nº 407/2024 ainda não foi apresentada.

De acordo com a Constituição Estadual, é função dos deputados estaduais “requisitar informações dos Secretários de Estado sobre assunto relacionado com sua pasta ou instituição” e o não cumprimento pode “importar em crime de responsabilidade não só a recusa ou o não atendimento, no prazo de trinta dias, senão também o fornecimento de informações falsas”.

Confira todos os detalhes:

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore