Governo de SP não cumpre ‘convalidação’ do IPVA 2024 PcD

Pessoas com Deficiência que deixaram de ter a isenção do IPVA em 2022/2023 em função do teto acima de R$ 100 mil reais, ainda enfrentam problemas com a SEFAZ

As regras estabelecidas pelo Governo do Estado de São Paulo para a concessão das isenções do IPVA para Pessoas com Deficiência ainda não foram atendidas pela SEFAZ – Secretaria de Economia e Fazenda.

Se não bastasses as dificuldades enfrentadas por mais de 34 (trinta e quatro) mil pessoas que tiveram o direito à isenção indeferido em função do resultados das perícias obrigatórias feitas com homologados do IMESC – Instituto de Medicina Social e de Criminologia, pois tiveram a classificação como ‘pessoas sem deficiência’ ou com ‘grau leve’, agora é a vez dos consumidores que aguardam o cumprimento do que prevê o Decreto Estadual 68.142, editado em 5 de dezembro de 2023.

Contribuintes que tinham a isenção do IPVA em 2020 e 2021 – e que permanecem com o mesmo veículo, deveriam ser atendidas pelo que foi determinado pelo Decreto

Artigo 10 – O artigo 2º das Disposições Transitórias do Decreto nº 66.470, de 1º de fevereiro de 2022, passa a vigorar com a seguinte redação:

“Artigo 2º – Para fins de concessão da isenção do IPVA relativo aos exercícios de 2022 e seguintes de um único veículo pertencente a pessoa com deficiência ou com transtorno do espectro do autismo, o documento previsto no inciso II do “caput” do artigo 1º deste decreto poderá ser substituído pelo laudo que instruiu a concessão da isenção para os exercícios de 2020 ou 2021. 

§ 1º – O disposto no “caput” deste artigo se aplica somente para o veículo ao qual foi concedida a isenção nos exercícios de 2020 ou 2021. 

§ 2º – Caso o veículo vinculado ao pedido de isenção nos exercícios de 2020 ou 2021 seja substituído, o interessado deverá apresentar novo pedido com os documentos elencados no artigo 1º deste decreto.”.(NR) 

O Diário PcD apurou que muitos desses contribuintes – que cumprem todos os critérios do Decreto Estadual não tiveram a isenção do IPVA DEFERIDA para 2024 e as cobranças permanecem sendo feitas pelo SIVEI.

“Estou com o mesmo carro desde 2019. Tive a isenção do IPVA até 2021 e em 2022 e 2023 perdi o direito pois o veículo foi avaliado acima do teto. Agora, com um novo valor de até R$ 120 mil reais, imaginava que voltasse a ter a isenção deferida. Mas isso não ocorreu até agora”, afirmou Marcelo Neves ao Diário PcD.

Para Abrão Dib, presidente da ANAPcD – Associação Nacional de Apoio às Pessoas com Deficiência, “as pessoas que foram citadas neste Decreto – e que não tiveram ainda a isenção DEFERIDA, podem acessar o SIPET – Sistema de Peticionamento Eletrônico da SEFAZ, optar por isenção de IPVA e escrever ao órgão, solicitando a convalidação da isenção para o ano de 2024”.

Link do SIPET – https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/sipet

A sugestão ainda é de que seja anexado ao email para o SIPET o Decreto 68.142 e a documentação que comprove a isenção DEFERIDA nos anos de 2020 e 2021.

Confira as informações completas:

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore