Governo do Pará abre 144 vagas para o Programa Parádesporto

Governo do Pará abre 144 vagas para o Programa Parádesporto

Governo do Pará fortalece inclusão social com novas vagas no Programa Parádesporto

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), abriu neste sábado as inscrições gratuitas para o Programa Parádesporto, voltado a jovens com deficiência física e intelectual. A iniciativa busca promover cidadania e inclusão social por meio do esporte, além de revelar futuros atletas paralímpicos.
 
De 17 a 30 de janeiro, a Seel oferece 144 vagas presenciais para novos alunos, com idades entre 7 e 17 anos. As inscrições devem ser feitas na sede da Tuna Luso Brasileira, em Belém. Os treinos terão início no dia 31 de janeiro, também na sede da Tuna Luso, clube parceiro do programa.

Segundo o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, o programa representa um compromisso do Governo do Pará com a inclusão e o desenvolvimento social. “O Parádesporto é uma política pública que transforma vidas por meio do esporte. Nosso objetivo é garantir oportunidades, inclusão e qualidade de vida para crianças e jovens, além de fortalecer o paradesporto no Estado”, disse.
 
O Programa Parádesporto já revelou atletas que se destacam em competições nacionais e internacionais, muitos deles convocados para seleções brasileiras de modalidades paralímpicas. 
 
De acordo com o professor Valdir Aguiar, que integra a equipe técnica do programa, o trabalho vai além do rendimento esportivo. “Nós utilizamos o esporte como ferramenta de inclusão, autoestima e desenvolvimento humano. Cada aluno é avaliado de forma individual, respeitando suas potencialidades e limitações”, explicou.

A Seel atua para democratizar o acesso à prática esportiva, promovendo o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos, com ou sem deficiência, como instrumento de formação cidadã e melhoria da qualidade de vida. As ações do programa contribuem para a inclusão social, o bem-estar e a igualdade de direitos e oportunidades.
 
O Parádesporto contempla as seguintes modalidades: atletismo, natação, bocha, tênis de mesa, futebol PC (paralisia cerebral), voleibol sentado, parabadminton, petra e rugby em cadeira de rodas, além de outras práticas paralímpicas. O programa atende pessoas com deficiência física, intelectual, visual, paralisia cerebral, amputação, nanismo e cadeirantes.
 
As vagas estão distribuídas da seguinte forma:
Atletismo: 20
Natação: 15
Bocha: 20
Tênis de mesa: 15
Futebol PC: 20
Voleibol sentado: 20
Parabadminton: 16
Petra: 10
Rugby em cadeira de rodas: 8
 
Para efetivar a inscrição, os interessados devem apresentar cópias dos documentos do responsável e do paratleta, CPF, RG, laudo médico, duas fotos 3×4, comprovante de residência e atestado médico que libere o aluno para a prática esportiva.
 
Após o preenchimento das vagas, os professores do Programa Parádesporto farão uma avaliação das habilidades dos novos alunos para definir as modalidades mais adequadas.
 
Horário de aulas: Alto rendimento de 8h às 12h e 14 às 18h
aos sábados.
Escolhinha de 8h às 12h aos sábado.
No mês de fevereiro a partir dos dias 15 a 20, às aulas serão nas terças, quintas e sábados de 8h às 12h.
 
Serviço:
Inscrições para o Programa Parádesporto
Local: Sede da Tuna Luso Brasileira
Endereço: Avenida Almirante Barroso, nº 4110, bairro do Souza – Belém
Horário: das 8h às 12h

Fonte: https://agenciapara.com.br/

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore